V Jornada de Contabilidade Pública é encerrada com grande público

Com todas as cadeiras do auditório Vivaldi Moreira, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), ocupadas, foi encerrada oficialmente, na tarde do dia 25/10, a V Jornada de Contabilidade Pública. Realizado há quatro anos pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, e o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC), esse ano a Jornada contou com a Associação Mineira de Municípios (AMM) como novo parceiro e integrando o VIII Fórum Mineiro de Contabilidade Pública Municipal ao evento.

Aproximadamente 450 participantes entre contadores, auxiliares contábeis, estudantes de contabilidade (graduação e pós-graduação) e servidores públicos em geral, passaram pelo TCE durante os três dias de palestras que abordaram os principais temas da Contabilidade Pública. Pessoas de 214 municípios se dividiram entre o auditório e outros dois salões do Tribunal que contaram com uma transmissão simultânea para acomodar os presentes.

A Coordenadora do Grupo de Estudos Técnicos da Área Pública da CRC, Glória Aparecida Rodrigues dos Santos, atribuiu o sucesso de público à “programação que foi muito bem elaborada e contou com palestras do mais alto gabarito. Esse é o quinto ano da Jornada e a cada realização vamos tirando os erros como experiências para melhorarmos a cada nova edição”, comentou. Glória ainda destacou a disposição dos palestrantes em compartilhar todo o conhecimento deles com os participantes, o que, segundo ela, fez enriquecer ainda mais o evento.

Plataforma digital amplia a discussão do tema

Segundo o Coordenador de Capacitação da Escola de Contas, Henrique Quites, outro ponto positivo dessa edição foi a participação do público, de forma virtual, por meio das transmissões ao vivo na página do Facebook do TCEMG. As pessoas que não tiveram a oportunidade de comparecer ao evento, mas se interessaram pelo assunto, puderam acompanhar um bate papo mediado pela diretora da Escola de Contas, Silvia Ribeiro Araújo, e sua equipe, com quatro palestrantes que se apresentaram na Jornada.

Tiago Fantini (controlador-geral adjunto da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais), Geneci Martins (contadora do município de Divinópolis), Milton Mendes (conselheiro vice-presidente de controle interno do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais – CRCMG) e João Eudes (conselheiro do Conselho Regional do Pernambuco) ampliaram a discussão do tema que haviam apresentado durante o evento na transmissão pela internet. “Quem acompanhou a transmissão ao vivo, feita com cada um deles, pode dialogar em tempo real com esses palestrantes, tirando suas dúvidas e discutindo sobre os temas. Isso nos deu um feedback bastante positivo”, afirmou Henrique. De acordo com o coordenador, os vídeos ficam disponíveis na página do Facebook do TCEMG, permanentemente.

Tarde de palestras

Encerrando a programação do evento, o consultor contábil e membro do Grupo de Estudos Técnicos do CRCMG, Edson de Carvalho Cardozo, conversou com a plateia sobre Planejamento Governamental e Prestação de Contas. Edson explicou o conceito de planejamento que é, basicamente, saber onde se quer chegar, quais os objetivos e o que é preciso fazer na instituição ou no município para que, a partir disso, seja possível traçar as rotas que levarão aos melhores resultados. “Se eu sei onde eu quero ir, então eu consigo fazer o planejamento e descobrir quais são as minhas melhores opções”, afirmou. Edson destacou que, quando se traz o conceito de planejamento para a administração pública, as coisas se complicam porque existem variáveis ainda maiores. “O profissional irá trabalhar com aquilo que não é só dele, mas também do outro, da coletividade, então é preciso se ter um conhecimento ainda mais profundo sobre o negócio para se chegar a uma decisão”, disse o consultor.

Após sua apresentação, a analista de Controle Externo, Elizabeth Regina Queiroz, fechou as atividades com a palestra sobre o Sicom – Balancetes e Demonstrações Contábeis no encerramento do exercício. Silvia Ribeiro Araújo (TCEMG), Glória Aparecida Rodrigues dos Santos (CRCMG) e Analice Horta (AMM), representantes de cada uma das instituições envolvidas no evento, agradeceram a participação de todos, ao final dos três dias de Jornada e Fórum.

Luiz Gustavo Ribeiro – Coordenadoria de Jornalismo e Redação do TCEMG