TCEMG fala sobre corrupção e controle social para crianças teófilo-otonenses

Bymariana.oliveira

Ser sincero. Não roubar. Respeitar o que é do outro. Estas foram algumas das conclusões tiradas por alunos de 13 e 14 anos da Escola Estadual Alberto Barreiros de Teófilo Otoni, na tarde de hoje (24/5/2018), após assistirem a um vídeo de animação exibido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). A exibição do curta de oito minutos foi para mostrar o papel do cidadão no controle social e o impacto que a corrupção tem no cotidiano das pessoas trazendo prejuízos para o bem-estar geral. As crianças que estudam na periferia de Teófilo Otoni assistiram também à apresentação do aplicativo móvel Na Ponta do Lápis feita pela assessora da presidência Naila Mourthé. 

A fábula conta a história de um trabalhador, dono de um pequeno comércio, que é roubado pelos seus ajudantes que tinham combinado entre si sucessivas trocas de favores. Como os favores são muitos, a fonte dos recursos (o trabalhador) não suporta os sucessivos desfalques e fali. Um dos ajudantes, ao ver o patrão desolado e sem ter para onde ir, decide contar tudo que sabia, até mesmo onde estava escondida parte dos recursos. O trabalhador recomeça a vida com os poucos recursos que lhe restaram e um corrupto até se arrepende do feito. A escola Alberto Barreiros sofre uma queda no índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e por isso foi uma das escolhidas para a apresentação. Ela tem cerca de 1,1 mil alunos e também atende a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Técnicos do TCE capacitam durante toda a tarde na universidade federal

Paralelamente à visita a escola, outros técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) capacitavam o público do encontro técnico sobre o controle da oferta da educação infantil, receitas e despesas em educação, compras públicas sustentáveis na educação e educação empreendedora. As palestras ocorreram no auditório da Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Redação de Karina Coutinho com fotos de João Cerqueira
De Téofilo Otoni

mariana.oliveira administrator

X