Série de encontros técnicos é aberta em Belo Horizonte

Bymariana.oliveira

Encontro Técnico: O Tribunal de Contas e os Municípios que será realizado em oito cidades-polo mineiras foi aberto nesta quarta-feira, 05/06/13, em Belo Horizonte. Participaram da abertura do evento cerca de300 gestores e servidores públicos da Região Central do Estado.[leia mais]

Durante os dois dias de programação, técnicos do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), do Sebrae e da Assembleia Legislativa (ALMG) falam sobre o tema Planejamento e controle em favor do desenvolvimento local. 

O Vice-Presidente do TCEMG, Conselheiro Sebastião Helvecio, representou a Presidente, Conselheira Adriene Andrade, e afirmou ser “uma alegria e um orgulho muito grande para o Tribunal de Contas sediar este encontro.”. Para o Conselheiro, “o grande destinatário das políticas públicas é o cidadão e, com o esforço de cada um que faz parte desse encontro, a sociedade vai se beneficiar do que for discutido e apresentado”. 

O Prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, Presidente da AMM, ressaltou que o novo modelo de encontro técnico “privilegia não apenas a questão do controle especificamente, mas dá espaço para a discussão sobre desenvolvimento”. E completou, “é importante levar a questão do Controle Interno não apenas como um instrumento de fiscalização, mas também de promoção do progresso e do crescimento na medida em que as políticas públicas são executadas com qualidade e com planejamento.”.

O Diretor de Operações do Sebrae Minas, Fábio Veras, destacou que, com o advento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e com a abordagem do tema durante o evento técnico, “Minas Gerais sai na frente e tem um conjunto de estruturas e de iniciativas que o Brasil ainda não tem”.

A Secretária de Administração e Fazenda de Inimutaba, Neide Matos, fez questão de comparecer ao evento porque “os encontros são extremamente importantes para os municípios, principalmente para os pequenos, e dessa forma o Tribunal nos dá a oportunidade de adquirir conhecimento e ter informações. Participando desses encontros teremos respaldo para errar menos”, observou. 

Na opinião do Auditor de Controle Interno de Para de Minas, Ailton Rodrigues Maia, “o encontro técnico fortalece a relação do Tribunal com os seus jurisdicionados e ajuda na capacitação dos servidores públicos”.

Encontro Técnico: O Tribunal de Contas e os Municípios:

Além de Belo Horizonte, os encontros sobre Planejamento e controle em favor do desenvolvimento local serão realizados em Pouso Alegre, Pirapora, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Uberaba, Ipatinga e Unaí com o objetivo de capacitar prefeitos, vereadores, contadores, controladores internos, procuradores, chefes de gabinete e servidores públicos que atuem na área de licitações e contratos de todos os 853 municípios mineiros. O tema foi escolhido para atender às demandas por capacitação levantadas por prefeitos e vereadores durante a 1ª Conferência de Controle Externo. 

Acesse a programação e o cronograma dos encontros.

Outro objetivo dos encontros técnicos é promover maior interação com os municípios e suas instituições, além de intensificar o papel pedagógico do TCEMG. O evento faz parte do Programa Tribunal e os Jurisdicionados que desde 2010 promove a capacitação continuada dos agentes públicos municipais e estaduais.

mariana.oliveira administrator

X