Presidente do TCU propõe o uso das novas tecnologias no controle externo

Bymariana.oliveira

O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Aroldo Cedraz, defendeu o uso das novas tecnologias e da informação nas atividades do controle externo do dinheiro público, em palestra proferida durante o I Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que está sendo realizado em Belo Horizonte, no Minascentro, pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) com a colaboração do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Foi o primeiro evento público com a participação do ministro logo após a sessão que resultou na emissão de um parecer prévio pela reprovação das contas de 2014 do governo federal. A palestra tinha o título de O controle externo no 3º milênio: desafios e possibilidades. O presidente do TCU mostrou-se bem receptivo às novas tecnologias e justificou que “o homem é fruto de seu tempo”.

Cedraz abriu a palestra com informações históricas e destacou a participação de Rui Barbosa e de Serzedello Correa como os principais responsáveis pela criação do TCU, o que permitiu, posteriormente, a criação dos tribunais de contas dos estados e municípios. Informou que, apesar de projetos e discussões anteriores, “a instalação do tribunal só ocorreu em 17 de janeiro de 1893, graças ao empenho do ministro da Fazenda do governo de Floriano Peixoto, Serzedello Corrêa”. E acrescentou que, três meses depois, Serzedello Correa deixou o ministério porque o presidente queria retirar poderes do Tribunal que, ainda em seus primeiros atos, “considerou ilegal a nomeação, feita pelo presidente Floriano Peixoto, de um parente do ex-presidente Deodoro da Fonseca”.

O Conselheiro Presidente do TCEMG, Sebastião Helvecio, iniciou a sessão com uma apresentação do novo portal, na internet, do Instituto Rui Barbosa – IRB, órgão que ele também preside. E após a palestra de Aroldo Cedraz ele anunciou que todos os 34 tribunais de contas do Brasil enviaram representantes ao I Congresso Internacional e também citou as universidades do Brasil e do exterior que estavam presentes.

mariana.oliveira administrator

X