Presidente defende criatividade na gestão pública para driblar a crise

Bymariana.oliveira

O Presidente Sebastião Helvecio fez a abertura do Encontro TécnicoTribunal de Contas do Estado (TCEMG) abriu, nesta terça-feira, 7 de julho, mais uma etapaEncontro Técnico TCEMG e os Municípios 2015. O evento é realizado em Uberlândia, para capacitar agentes públicos dos municípios do Triângulo e Alto Paranaíba. Na solenidade, o Presidente Sebastião Helvecio fez um desafio aos presentes, que, segundo ele, exercem, a partir de suas repartições e junto com os prefeitos, a missão mais difícil que existe no ordenamento democrático: o comando dos municípios. “Em uma época na qual você faz um planejamento e, durante a execução, sofre uma série de sobressaltos que não estão sob o seu controle; nós temos que ter sempre a preocupação de entender a dinâmica da administração municipal. Todos nós, em qualquer nível, temos que, diante da crise econômica e de respeitabilidade, estar preocupados em tirar fora da palavra crise o “s”. Assim, vamos encontrar uma palavra maravilhosa que é “crie”. Na crise temos que aprender a sair da mesmice. Precisamos dar saltos de qualidade para dar agilidade as nossas decisões”, enfatizou o Conselheiro Presidente do TCEMG.[leia mais]

Cerca de 250 participantes lotaram o auditório da Federação das Indústrias do Estado (Fiemg) na cidade. O Advogado da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Thiago Nascimento, representando o Presidente da federação Everton Magalhães Siqueira, iniciou as falas oficiais dando boas vindas a todos. “Para nós do Sistema Fiemg é sempre um prazer sediar um evento do Tribunal de Contas. Aqui é a casa do setor produtivo e, logicamente, ela tem que contribuir para a melhoria da gestão, tanto do setor privado quanto do setor público do nosso país”, explicou o advogado.

O Prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, representou o Presidente da AMM

 

O Prefeito do Município de Pirajuba, Rui Ramos, representou o Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), o Prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio. Ele cumprimentou o Tribunal pela realização do “importante” evento. “O Brasil hoje vive um momento muito difícil. Vive uma crise econômica sem precedentes e principalmente uma crise de credibilidade na gestão pública. Esse evento vem auxiliar os municípios, principalmente aqueles prefeitos e gestores que não desanimam, que buscam as melhores opções”, afirmou o prefeito. Também compôs a mesa de honra da solenidade o Prefeito de Planura, Paulo Roberto Barbosa. A Diretora da Escola de Contas, Natália Araújo, e o Chefe de Gabinete do Presidente, Ronaldo Machado, prestigiaram a solenidade de abertura.

O objetivo do Encontro Técnico é contribuir para a efetividade da gestão municipal por meio da capacitação de agentes públicos que atuam nos 853 municípios mineiros. Em 2015, o tema que inspira todas as palestras é Tribunal de Contas e a Sociedade. Durante a abertura, o Presidente do TCEMG, Sebastião Helvecio, lembrou que a capacitação dos servidores dos órgão e entidades fiscalizados é uma prioridade. “Não poderíamos ter um tema mais feliz, porque os tribunais de contas e todas as outras instituições democráticas só têm razão de existir se forem úteis para a sociedade. Cada vez mais nós temos que colocar no altar da republica este compromisso com o cidadão”, ensinou. O Encontro Técnico capacitou, desde sua criação em 2010, mais de 11 mil servidores públicos.

Palestras

Nesta terça, o TCEMG realizou palestras com o Analista de Controle Externo do TCEMG, Henrique Lima Quites, sobre o Novo Marco Regulatório da Sociedade Civil (OSC); com a Diretora de Controle Interno, Délia Mara Villani Monteiro, abordando o tema A Importância do Controle Interno para a Qualidade da Gestão; com o Analista Gastão José Pinheiro Brandão, sobre Ouvidoria e Controle Social; e com o Coordenador de Compras, Délio Cássio Marques, sobre Controle de Almoxarifado e Patrimônio.

Na quarta-feira, o Coordenador de Capacitação e Pesquisa da Escola de Contas, Gustavo Terra Elias abrirá o segundo dia com o tema Planejamento de Compras e Falhas Comuns pela Falta de Planejamento. A Juíza de Direito Lílian Maciel Santos, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), falará sobre Execuções Fiscais no Âmbito Municipal. A Analista de Controle Externo Valéria Chiaretti Ferro apresentará o tema Geo-Obras como Instrumento de Acompanhamento da Execução de Obras, e a também Analista Ana Elisa de Oliveira encerrará o evento com o Controle da Folha de Pagamentos.

O Encontro Técnico deste ano já teve etapas realizadas em Juiz de Fora, Itajubá, Montes Claros e Governador Valadares. Nos dias 14 e 15 de Julho uma nova etapa será realizada em Nova Serrana, para atendimento dos municípios das regiões Central e Centro-Oeste.

Cerca de 250 participantes lotaram o auditório da Fiemg em Uberlândia

 

mariana.oliveira administrator

X