O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), por meio da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, promoveu nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2014, o seminárioOrçamento de Obras e Serviços de Engenharia. O seminário faz parte da modalidade deaperfeiçoamentodos cursos de pós-graduação da Escola de Contas.
O módulo Aperfeiçoamento em Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia foi especialmente formatado para atender as demandas de capacitação dos técnicos do TCEMG. Na quarta-feira, 26, o engenheiro civil e professor, Rolf Dieter Oskar Friedrich Braunert, abriu o seminário com a palestra “Metodologia de Precificação de Obras e Serviços de Engenharia: Grandes desafios e erros mais frequentes”. No mesmo dia os palestrantes Inaiara de Barcelos Ferreira de Oliveira (Serveng Engenharia/SP) e Paulo Roberto Vilela Dias(Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos-RS) abordaram o tema “BDI e Encargos Sociais nas planilhas referentes à Contratação de Obras da Construção Civil”.
Na quinta-feira, 27, os palestrantes Cláudia Baccarini (DER-MG), Mário Romualdo eAndré Pachioni Baeta (TCU), proferiram as palestras “BDI e Encargos Sociais nas planilhas referentes à Contratação de Obras Rodoviárias”, “BDI e Encargos Sociais nas planilhas referentes à Contratação de Obras de Pavimentação e Infraestrutura Urbana” e “BDI e Encargos Sociais na Visão”, respectivamente.
Na sexta-feira, 28, o palestrante João Batista Bagno Júnior, (Planor Engenharia) fechou o seminário falando sobre “Questões Frequentes em Auditorias de Orçamento: O olhar do Auditor”.
O curso de Aperfeiçoamento em Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia da Pós-Graduação da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo possui carga horária de 180 horas distribuídas em nove disciplinas de 20 horas aproximadamente cada uma delas.
Fonte: Assessoria de Jornalismo e Redação