Novos servidores participam do primeiro dia de programa de acolhimento

Bymariana.oliveira

Os servidores que foram empossados na última sexta-feira, 01/02/2019, participaram na tarde de ontem, 04/02/2019, do primeiro dia de atividades do Programa de Acolhimento e Formação de Novos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Conforme explicou a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Silvia Ribeiro de Araújo, o programa tem como “objetivo recepcionar os novos servidores, buscando criar as melhores condições de acolhimento e inserção no âmbito do TCEMG, a fim de que seja compreendida a missão institucional do Tribunal, sua cultura e responsabilidades de atuação profissional”.

O diretor de Segurança Institucional, Ernandes Roque de Paula, foi o primeiro a conversar com os novos servidores do TCEMG. O diretor enumerou as regras para a utilização da garagem, destacou a importância do uso dos crachás nas dependências do Tribunal e explicou o funcionamento das catracas para o cálculo das horas líquidas trabalhadas. Em seguida, a diretora de Gestão de Pessoas, Joelma Zeferino, apresentou a diretoria e suas coordenadorias e esclareceu que “todos os novos servidores ficarão lotados na Superintendência de Controle Externo”. Na oportunidade, a coordenadora de Serviços Integrados de Saúde, Thaís Pereira de Oliveira, o coordenador de Pessoal e Pagamento, Guilherme Fortini Boschi, e a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal, Lígia Albuquerque de Araújo, apresentaram-se e esclareceram algumas atribuições das suas coordenadorias.

Coube à diretora da Escola de Contas, Silvia Ribeiro de Araújo, apresentar e detalhar o Programa de Acolhimento e Formação que, segundo ela, foi desenvolvido visando à integração dos novos profissionais do Tribunal de Contas ao ambiente de trabalho para que eles possam desempenhar suas atribuições da melhor maneira possível. Em seguida, o coordenador de Capacitação de Pós-Graduação da Escola de Contas, Evandro Martins Guerra, falou com os servidores sobre as capacitações oferecidas pela Escola e explicou o funcionamento do curso de pós-graduação.

A superintendente do Controle Externo, Roberta Moraes Raso, conversou com os novos servidores e enumerou as competências da unidade. Na ocasião, a diretora do Centro de Fiscalização Integrada (Suricato), Milena de Brito Alves, o diretor de Controle Externo do Estado, Paulo Henrique Lobato, a diretora de Fiscalização de Matérias Especiais, Luciana Foureaux Miranda, a diretora de Controle Externo dos Municípios, Micheli Massi Dorella, e a coordenadora de Fiscalização de Atos de Pessoal, Ornella Dell’Oro (representando a Diretoria de Fiscalização de Atos de Pessoal), falaram um pouco sobre o trabalho desenvolvido em cada diretoria. 

Por último, os novos servidores fizeram uma visita guiada a algumas dependências do TCEMG. Eles conheceram a Diretoria de Gestão de Pessoas, o Serviço Médico, a Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (Asscontas), a Escola de Contas, o andar onde estão localizados os gabinetes dos conselheiros e a Diretoria de Segurança, o prédio que abriga o Suricato, a Superintendência de Controle Externo e a  Diretoria de Tecnologia da Informação, a área técnica, o Plenário do Tribunal de Contas de Minas Gerais, a Biblioteca e encerram a visita passando pelas Câmaras e pelo Protocolo.

Thiago Rios Gomes / CJR

mariana.oliveira administrator

X