III Conferência: Editais de concursos, cargos em comissão e terceirização são temas de oficina

Bymariana.oliveira

A programação técnica da III Conferência de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), aberta na tarde desta quarta-feira, 05/05/2015, foi dividida em oito grandes eixos temáticos. Os temas Controle pela qualidade na educação; Controle pela qualidade na saúde; Controle e a nova contabilidade pública; Gestão de pessoas e Previdência no setor público; Compras públicas: planejamento e eficiência; Infraestrutura e desenvolvimento sustentável; Parcerias público-privadas e Segurança pública serão abordados durante palestras que irão ocorrer até sexta-feira, 06/05, no Centro de Convenções Expominas.[leia mais]

 

O Coordenador de Capacitação e Pesquisa da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Gustavo Terra, e a servidora do TCEMG, Ornella Dell Oro, foram os responsáveis por conduzir a palestra Controle de concursos públicos, instituição de cargos comissionados e contratações de terceirizados no setor público, pertencente ao eixo Gestão de Pessoas e Previdência no setor público. Na primeira parte da palestra o Coordenador de Capacitação da Escola Contas discorreu sobre as principais irregularidades encontradas nos editais de concurso público. Para ele, “o concurso é uma oferta pública de vagas e isso deve ser respeitado”, destacou.

A segunda parte da palestra foi conduzida pela servidora do TCEMG e especialista do assunto, Ornella Dell Oro. A servidora explicou sobre como é a atuação do Tribunal de Contas ao analisar os editais de certames além de apresentar o módulo edital do Sistema Informatizado de Fiscalização de Atos de Pessoal (FISCAP). O Coordenador de Pesquisa e Capacitação da Escola de Contas encerrou a palestra falando sobre os cargos em comissão e a terceirização do setor público.

Participantes

A servidora da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Karine de Melo Mesquita, contou que se programou para “assistir a todas as palestras do eixo gestão de pessoas e que o tema abordado hoje foi muito enriquecedor, pois respondeu a questões comuns no meu dia-a-dia”, ressaltou.

Para o vereador de Timóteo, Douglas Willkys, a “conferência é extremamente importante porque proporciona uma capacitação de nível elevado para os gestores, para os agentes políticos e para todos que participam da administração pública”. Segundo o vereador, “ainda há um grande espaço para se avançar na questão de gestão de pessoas no serviço público e tudo começa pelo concurso. Então, a iniciativa do Tribunal de Contas de propor esse debate e promover essas palestras vai fazer com que a execução dos serviços melhore e automaticamente também traga benefícios para a sociedade”.

Conferência de Controle Externo:

A Conferência já faz parte da agenda oficial de eventos do Estado de Minas Gerais e recebeu esse ano um público recorde. O evento é voltado para a capacitação técnica de prefeitos, deputados, vereadores, presidentes da Assembleia do Estado e câmaras municipais, secretários de Estado e municípios, dirigentes de órgãos e entidades do Estado e de municípios, servidores estaduais e municipais, conselheiros de políticas públicas e estudantes.

mariana.oliveira administrator

X