Faça sua inscrição e acompanhe o lançamento do novo plano estratégico do TCEMG

ByThalita Costa

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) irá lançar, no dia 12 de fevereiro, às 10h, o seu novo plano estratégico (que contemplará as ações para os próximos seis anos – 2021 a 2026). Clique aqui e faça sua inscrição. O evento de lançamento do plano será realizado de forma on-line e transmitido pelo canal oficial do TCEMG no Youtube. De acordo com a organização do evento, o participante inscrito receberá (em seu e-mail ) o link para acompanhar a transmissão do evento.

Serão apresentadas palestras sobre o processo de construção da Estratégia 2026, por meio de parceria com a Academia, além dos resultados alcançados e o que foi planejado para os próximos seis anos.

Na oportunidade, também será finalizada a série de webnários intitulada “Tribunal do Futuro”. A série foi iniciada em maio de 2020 com o objetivo de fomentar a discussão acerca de temas para a ação dos tribunais de contas do Brasil.

Realizada com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), a série contou com a participação de especialistas do cenário nacional e internacional. As primeiras quatro edições do evento obtiveram mais de 8 mil visualizações na TV TCE (na página oficial do TCEMG no Youtube).

Na série, foram abordadas as perspectivas do controle externo da gestão pública em tempos de transformação, a atuação colaborativa dos tribunais frente à pandemia da covid-19, tecnologia, inteligência artificial e avaliação de políticas públicas pelos órgãos de controle externo. A Agenda 2030 também foi pauta discutida na série.

História do planejamento estratégico no TCEMG

O primeiro plano estratégico do Tribunal foi traçado para vigorar de 2004 a 2008. Na ocasião, também foi estabelecida a identidade organizacional, a missão, a visão e os valores do TCEMG, além dos objetivos e ações estratégicas a serem cumpridas no período. Foram os primeiros objetivos estratégicos do TCEMG: fornecer serviços com qualidade e tempestividade, aprimorar os resultados institucionais, conferir maior celeridade à tramitação processual, ser conhecido e reconhecido pela sociedade e otimizar a relação custo/benefício do Tribunal de Contas.

O segundo plano estratégico do TCEMG vigorou de 2010 a 2014 e foi criado pela Resolução número 1/2010, também após aprovação na sessão plenária. Atualmente, o plano que vigora na Casa é o de 2015 a 2020, que é o terceiro plano estratégico. Na linha do tempo, a antiga Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional tornou-se a Diretoria de Gestão Estratégica e Inovação, por meio da Resolução número 8/2017. A norma disciplina o sistema de planejamento e gestão estratégica do TCE.

O setor de Planejamento no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) foi criado nos idos de 2003. Com isso, nascia o Núcleo de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional do TCE. Institucionalizado por meio da Portaria da Presidência número 46/2003 e aprovado em sessão plenária. A gestão era do conselheiro Simão Pedro (2003-2004) e o objetivo inicial e urgente era estabelecer ações estratégicas para reduzir o estoque processual de aposentadorias.


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Thalita Costa administrator

X