Escola de Contas conclui primeiro curso de pós-graduação totalmente EaD

ByThalita Costa

O despertador costuma tocar antes de 7h da manhã nos dias comuns. Dentro de uma hora, Adalberto José da Silva já está a postos no trabalho. Servidor da Câmara Municipal de Senhora dos Remédios, na Zona da Mata de Minas Gerais, ele é o responsável pelo setor de compras, almoxarifado e patrimônio. Além de ser o encarregado pela entrega de correspondências, atendimentos ao cidadão, limpeza e preparação de alimentos, ganhou também a função de sonorização e vídeo das transmissões de reuniões do órgão, em decorrência do isolamento social pelo Covid-19. Depois do fim do expediente, ele pratica atividades físicas e se dedica a alguns hobbies, como marcenaria e viola caipira.

Desde fevereiro de 2020, Adalberto acrescentou à rotina as aulas do curso de pós graduação lato sensu com especialização em Finanças Públicas, realizado pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).

A especialização é o primeiro curso da Escola de Contas oferecido completamente com Ensino à Distância (EaD). Para que isso fosse possível, a instituição foi reestruturada, adequando-se às exigências para desenvolver a modalidade. E não poderia ter acontecimento em um momento mais oportuno. Com o advento da pandemia, o EaD conseguiu driblar todos os obstáculos que ocorreram, seguindo o fluxo normal das aulas e fazendo com que o Tribunal de Contas não deixasse de exercer a função pedagógica.

A Escola do TCE mineiro é a única instituição entre todas as escolas de contas no país com credenciamento para realizar curso com o modelo à distância. O EaD é um marco para o instituto, pois consegue alcançar todos os municípios jurisdicionados ao Tribunal. O programa de pós-graduação lato sensu da Escola tem o objetivo de promover a educação profissional e continuada dos servidores do TCEMG e de todas as cidades mineiras.

Hoje, 03 de fevereiro, Adalberto e outros 47 alunos receberam o título de especialistas em Finanças Públicas, em uma cerimônia realizada de forma remota e transmitido pelo canal da TV TCE, no YouTube.

Durante o encerramento do curso, Adalberto José, escolhido como orador da turma, agradeceu aos colegas pela “companhia e amizade” e aos professores “por acreditar na educação e nos ajudar a crescer”, disse. Ele, ainda, parabenizou a “organização impecável” da equipe da Escola de Contas pela “competência e simpatia”.

No discurso, afirmou que “mais que um curso para aperfeiçoamento profissional, essa especialização nos mostrou claramente que em cada lição acadêmica existem centenas de aprendizados humanos e que nos remetem a refletir sobre quem nós somos e como trabalhamos.” E se questionou: “afinal, queremos ser melhores por qual motivo? A nossa meta deve ser consequência do trabalho respeitoso equilibrado e honesto. Esse é o chamado que devemos ouvir para transformar todo o conhecimento recebido por nós em ações concretas no dia a dia. A expectativa de melhores decisões e posições é o que nos une e motiva os sonhos dos eternos aprendizes que somos”, finalizou.

Destaque acadêmico

Entre tantos quadradinhos preenchidos pelos rostos dos alunos – o novo normal em reuniões, festas e até apresentações artísticas – a aluna Poliana Marques Alves não chamou a atenção somente pela blusa cor-de-rosa que vestia, mas também pelo sorriso que abriu quando ouviu a notícia que ela havia recebido o atributo de Mérito Acadêmico, entregue pela Escola de Conta ao estudante que se destacou durante o curso pelas melhores notas.

Do outro lado das telas, mais perto de Brasília do que da capital mineira, Poliana, que é analista de Controle Interno da Câmara Municipal de Riachinho, região noroeste de Minas, tem o hábito de acompanhar o site do TCE, quando viu o edital que ofertava o curso, em outubro de 2019. Grata surpresa quando ela foi uma das selecionadas para fazer parte do primeiro curso EaD do Tribunal.

Lá, da cidade com cerca de 8 mil habitantes, Poliana confessa que pensou em desistir diversas vezes e achou que não era capaz de concluir a pós-graduação. Ainda sem acreditar que no título de destaque acadêmico, ela afirmou que os sentimentos são de “surpresa total, alegria, emoção e muita gratidão”.

Cerimônia

Assim com o curso, o evento também aconteceu de forma remota. Na solenidade de abertura, representando o presidente Mauri Torres, o conselheiro corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) Gilberto Pinto Monteiro Diniz ressaltou que, mesmo de forma atípica, em razão às medidas sanitárias para enfrentamento da pandemia, o encerramento não era menos importante.

O chefe de gabinete da presidência Carlos Alberto Pavan Alvim lembrou que “em meados de 2018, criar um curso integralmente com ensino à distância era um plano!”. Quando começaram a pensar na gestão do biênio 2019/2020, sabiam que a administração de Mauri Torres a frente da presidência teria dois pilares fundamentais: um é o Controle Interno municipal dos jurisdicionados e, o outro, as Receitas Públicas. “Mas esses dois pilares sustentados na vontade do conselheiro Mauri em ver o Tribunal não só cumprindo o exercício constitucional da sanção, mas também o caráter pedagógico de investir no conhecimento, de levar o ensino ao jurisdicionado e com isso, melhorar a gestão pública municipal”, recorda. Infelizmente, tempos depois, o que era um desejo e um planejamento se tornou uma urgência. A pandemia exigiu o distanciamento e, mesmo assim, as capacitações oferecidas pelo Tribunal não podiam parar.

A paraninfa da turma, professora Cristina Maria Montenegro de Menezes frisou a importância da conclusão do primeiro curso de pós-graduação totalmente à distância. “Foram anos de trabalho árduo dos nossos servidores e colaboradores para que o Tribunal de Contas pudesse ofertar um curso 100% à distância e por coincidência isso aconteceu no meio de uma pandemia que nos exigiu distância não apenas em nossas atividades, mas em nossos relacionamentos. E digo isso, para ressaltar que mesmo o curso sendo à distância, nós criamos uma conexão forte, nós conseguimos construir uma relação professor-aluno cheia de afeto”, celebrou.

O mapa de Minas

Ibertioga, Caraí, Senador Firmino, Carrancas, Ritápolis, Alto Rio Doce, Cabeceira Grande… Essas são só algumas das cidades que tiveram representantes no curso de pós-graduação em Finanças Públicas. Como disse a diretora da Escola de Contas e Capacitação Naila Garcia Mourthé, na fala de encerramento, “o mapa de Minas nunca mais será o mesmo”. Ele cresceu! O distanciamento nos ajudou a conhecer rincões de nosso Estado escondido entre vales, serras, vizinhos a cachoeiras, matas, com hábitos e vocabulário diferentes, mas a semelhança em querer aprender e aprimorar o trabalho.

Para levar capacitação a mais pessoas, a Escola tem feito investimentos com o objetivo de aperfeiçoar o ensino que oferece. “Estamos nos últimos arremates para entregar uma escola totalmente renovada. Contaremos com um novo laboratório de informática, com a modernização do Auditório Simão Pedro, com a criação de um estúdio de gravação, com a criação de uma sala de videoconferência, com a formação de um núcleo de educação à distância e uma equipe que ganhou reforços, profissionais que vieram para somar e ampliar ainda mais as ações da Escola, possibilitando, assim, maior alcance do maior número possível de jurisdicionados, inclusive, aqueles mais distantes no nosso território”, afirmou Naila.

O coordenador da Pós-graduação, Evandro Martins Guerra; o professor homenageado, Túlio César Pereira Machado Martins; e a colaboradora homenageada, Mariana Elizabeth da Silva Oliveira também participaram da solenidade de abertura do evento.

À distância, porém presentes pelos comentários no chat do YouTube, estavam os professores Ana Paula Prado Garcia, Gustavo Terra Elias, Heloisa Helena Nascimento Rocha, Henrique Lima Quites, Maria Cecília Mendes Borges, Paulo Antônio Machado Da Silva Filho, Pedro Henrique Magalhães Azevedo e Silvia Costa Pinto Ribeiro Araújo.

As homenagens e diplomas serão entregues em momento oportuno.

Assista à cerimônia completa aqui.

Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Thalita Costa administrator

X