Escola de Contas inicia novo módulo do curso EAD de pós-graduação

Bymariana.oliveira

Foi iniciado na segunda-feira, dia 06/04, o Módulo II do curso de pós-graduação lato sensu com especialização em Finanças Públicas (EAD) da Escola de Contas e Capacitação Professor Padre Aleixo. O novo módulo será composto pelas disciplinas de Direito Administrativo, Ética e Governança e Metodologia da Pesquisa Científica, e se encerrará no dia 31/05.

Filipe Pastorini Fagesk, um dos alunos do curso, é contador público da Prefeitura de Alto Rio Doce. Ele disse que todo o conhecimento disponível em conteúdo e as atividades interativas com demais colegas e professores, tem trazido para ele “uma abertura de compreensão das demais realidades dos municípios de Minas Gerais”. Ele também afirmou que o envolvimento técnico com profissionais que possuem uma mesma rotina administrativa, somada à disponibilidade profissional dos professores, “traz uma oportunidade simultânea de aprendermos e melhoramos a nossa realidade”, afirmou.

Túlio César Pereira Machado Martins, professor da disciplina “Federalismo e Relações Fiscais”, que compôs o Módulo I, comentou que os alunos tiveram um ótimo rendimento. “Eles participaram das atividades e tentaram exemplificá-las nos fóruns com relatos de casos da realidade municipal que estão inseridos”, explicou.

Videoaula

O professor contou que no dia 02/04 foi realizada uma videoaula para revisão dos principais tópicos da disciplina e para que os alunos relacionassem federalismo brasileiro com a condução da política pública de saúde em tempo de crise. Também participaram da videoaula o professor Rafael Mila, mestrando da UFMG, e Heloisa Helena, professora-tutora da disciplina e professora da disciplina Ética e Governança.

Já era prevista pela Escola de Contas uma atividade encerramento do módulo. Contudo, em razão das medidas que estão sendo tomadas, foi realizada essa videoaula pela plataforma Zoom.

No dia 05/04, o módulo I, composto pelas disciplinas de Direito Financeiro, Economia do Setor Público, e Federalismo e Relações Fiscais, terminou.

Sobre o curso

A especialização tem por objetivo geral capacitar os alunos para a compreensão específica acerca das ações e atividades de planejamento e execução da atividade financeira estatal, com destaque para as receitas públicas e o controle interno.

 Luiz Gustavo Ribeiro

mariana.oliveira administrator

X