Dia Mundial da Educação: veja as atividades oferecidas em EaD pela Escola de Contas

Bymariana.oliveira

Você sabia que desde o ano de 2000, no dia 28 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Educação? Este ano, com a pandemia do novo Coronavírus, tornou-se necessário a implementação de sistemas que possibilitam que as relações educacionais aconteçam prioritariamente dentro de casa. O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), por meio da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, já vinha considerando essa possibilidade e, este ano, passou a ofertar um curso de pós graduação à distância além de outros cursos no sistema de Ensino à Distância (EAD), tanto para seus servidores quanto para o público externo. 

Com o avanço da pandemia, a Escola de Contas intensificou suas ações de EAD e, atualmente, conta com seis atividades que podem ser realizados gratuitamente, à distância. As Trilhas de Aprendizagem, desenvolvidas para os servidores do TCEMG, promovem o desenvolvimento profissional através de cursos e utilização de conteúdos didáticos como livros, vídeos e podcasts estimulando o ciclo contínuo de aprendizagem. 

No início de fevereiro, o primeiro curso de pós-graduação lato sensu em Finanças Públicas foi aberto oficialmente e, no dia 06 de abril, os alunos iniciaram o segundo módulo do curso que visa promover a educação profissional e continuada dos servidores efetivos dos municípios mineiros. O curso Controle Interno – de olho na transparência do município, pensado em controladores internos de prefeituras e câmaras municipais, é ofertado pelo TCEMG desde 2019 e ainda possui vagas disponíveis. 

Recentemente, a Escola preparou mais dois cursos que podem ser realizados totalmente online e gratuitamente, em tempos de isolamento social. A coordenadora de Fiscalização de Editais de Fiscalização do TCEMG, Érica Apgaua de Britto, será a responsável pelo curso Como elaborar termo de referência e projeto básico, enquanto o assessor do conselheiro José Alves Viana, Paulo Henrique Figueiredo, será o responsável pelo módulo I do curso de Arrecadação Municipal: Educar para arrecadar. 

Na Ponta do Lápis 

Em 2017, o Tribunal de Contas de Minas Gerais lançou o Programa Na Ponta do Lápis que tem como objetivo promover ações integradas para monitorar o cumprimento 20 metas e 254 estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. Desde esse período, foram desenvolvidas diversas atividades com prefeitos, secretários de Educação e a comunidade escolar (diretores, professores e outros profissionais das escolas, além de associações de pais e estudantes) para qualificar todos esses atores envolvidos com a educação.

Uma das vertentes do programa foi o desenvolvimento do aplicativo que leva o mesmo nome e tem como objetivo ser um mediador entre a comunidade escolar e os gestores públicos, buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. Com o aplicativo, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral podem responder a questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas. Há perguntas relacionadas à infraestrutura da unidade, como, por exemplo, banheiros, biblioteca, laboratórios, material didático, quadras esportivas, refeitório, sala de informática, sala de aula, segurança, etc. 

Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação

mariana.oliveira administrator

X