Encontros Técnicos capacitam 5 mil pessoas no biênio 2017/2018

Bymariana.oliveira

Na cidade de Ubá, Zona da Mata Mineira, em 23 de novembro, a equipe do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) realizou o sétimo, e último, Encontro Técnico 2018, com o tema Educação, Transparência e Sustentabilidade da Receita Pública. Entre os meses de abril e novembro, as cidades de Belo Horizonte, Pouso alegre, Caratinga, Teófilo Otoni, Pirapora e Patos de Minas realizaram o evento que reuniu gestores e servidores ligados à educação e equipe do TCEMG para compartilhar conhecimento. Um total de 3.075 pessoas se inscreveram nos Encontros Técnicos deste ano. Neste biênio (2017-2018), que teve a Educação como foco das ações do TCEMG, foram capacitadas aproximadamente 5 mil pessoas.

Durante a manhã, no auditório da Faculdade Governador Ozanam Coelho (Fagoc), o coordenador da 2ª Coordenadoria de Fiscalização dos Municípios, Paulo Figueiredo, falou sobre a Eficiência na arrecadação tributária: a nova fiscalização do TCEMG. A assessora da Presidência do TCEMG, Naila Garcia Mourthé, em seguida, ministrou a palestra Programa Na Ponta do Lápis: avanços da fiscalização da Educação. Além das palestras dos servidores do TCEMG, o superintendente de Planejamento e Finanças da Secretaria de Estadual de Educação, Silas Fagundes, falou sobre o Sistema de Transferência de Recursos financeiros para escolas públicas e tirou dúvidas. O último a se apresentar foi o coordenador de Capacitação da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Henrique Lima Quites, que explicou sobre as Pesquisas Temáticas na Educação e demonstrou o passo a passo para acessar os arquivos disponíveis no Portal do Tribunal de Contas.

O encerramento foi marcado pela emoção da equipe organizadora e dos anfitriões. Era a certeza do dever cumprido. Aos presentes, público e organizadores, muitos agradecimentos. Os primeiros feitos, pelo Henrique Quites do TCEMG, ao público da cidade, à equipe de organizadores e parceiros. Depois, os da secretária municipal de Educação, Maria Elisabeth Barros, que disse: “nestes dois dias de evento, mudamos a imagem que tínhamos do Tribunal de Contas”. O diretor-geral da Fagoc, Marcelo Andrade, disse que a instituição estará sempre de portas abertas para que o tema educação seja discutido. Antes da foto final, o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, disse que seu discurso seria curto, apenas o agradecimento ao TCEMG pela iniciativa, ao Superintendente Regional de Ensino, Samuel Gazolla, e à Fagoc pela parceria que possibilitou a realização do Encontro Técnico. Disse ele, “todos precisamos de conhecimento para vencer este momento difícil”.

Fotos do evento, clique aqui

Alda Clara
Fotos: Thiago Rios

mariana.oliveira administrator

X