Encontro Técnico em Montes Claros auxilia municípios a melhorar receita

Bymariana.oliveira

A receita é arrecadar melhor para driblar a atual crise financeira e orçamentária que os municípios mineiros enfrentam para efetivar suas políticas públicas. Com essa fórmula, o Tribunal de Contas do Estado envereda os caminhos de Minas e chega a Montes Claros para levar o Encontro Técnico “O TCEMG e os Municípios de 2019”.  A cidade recebeu mais de 300 representantes de 61 municípios da Região Norte para acompanhar o evento que começou hoje (08/08) e vai até o meio-dia de amanhã, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – Amams. Estão participando prefeitos, secretários, vereadores e servidores da administração pública local. Esse é o primeiro encontro no interior, após a abertura do ciclo de treinamentos em Belo Horizonte.

Marcelo Félix de Araújo, Prefeito de Januária
Marcelo Félix de Araújo, Prefeito de Januária

Na abertura do evento, o diretor-geral do TCEMG, Marconi Braga, que representou o presidente Mauri Torres, destacou que encontros de natureza pedagógica e a troca de conhecimentos são um dos principais pilares da atual gestão do Tribunal. De acordo, com Marconi “a escolha de Montes Claros para o início dos trabalhos fora da capital deu-se pela identificação, em levantamentos do Tribunal, das dificuldades dos municípios da região diante do cenário atual de restrição de recursos”.

O diretor-geral frisou, ainda, que desenvolvimento é bem distinto de crescimento econômico. Para ele, crescimento econômico é uma radiografia que se tira daquele momento, da conjuntura macroeconômica e envolve índices como Produto Interno Bruto (PIB), ciclo econômico, dentre outros fatores. Já desenvolvimento está ligado a estrutura. Há indicadores que apontam para a questão social da região, se os serviços de educação, saúde, segurança pública, por exemplo, estão melhorando.  E é nisso que o Tribunal de Contas pode e quer ajudar”, distinguiu.

O presidente da Amams e prefeito de Januária, Marcelo Félix de Araújo, enfatizou a importância do encontro técnico, principalmente por encurtar a distância entre o Tribunal de Contas e os municípios.  Ele comemorou a casa cheia e disse que “essa aproximação nos permite errar cada vez menos e nos possibilita avançar no controle total de nossas prefeituras”.

Deputado estadual,  José Reis
Deputado estadual, José Reis

Logo após a abertura, foram iniciadas as palestras com diversos temas que, até amanhã, envolvem arrecadação, controle interno, ouvidoria, investimento em educação, licitações, dentre outros.

O deputado estadual José Reis agradeceu a parceria do TCE com os municípios para que eles possam atuar, mesmo com o cenário adverso, para solucionar os problemas e atender os anseios do cidadão. Reis disse estar atento no Legislativo estadual para que se possa melhorar a legislação e, consequentemente, aprimorar a prestação de contas ao Tribunal. “Hoje, são mais de 30 mil normas que o município tem que cumprir, que muitas vezes não se tem conhecimento, e aí vem a importância dessa conexão, entre prefeituras, Assembleia e Tribunal de Contas, defendeu.

Clique aqui para a programação completa.

O diretor-geral Marconi Braga foi entrevistado, ao vivo, pelo MGTV 1ª edição. Ele falou sobre o encontro e sobre o trabalho do Tribunal de Contas do Estado para auxiliar aos municípios mineiros no aumento de suas receitas próprias.

Diretor-geral do TCEMG, Marconi Braga em entrevista na TV
Diretor-geral do TCEMG, Marconi Braga em entrevista na TV

Texto: Luca Mendes – Diretoria de Comunicação Social

mariana.oliveira administrator

X