Economista do MIT Daron Acemoglu participará de congresso em BH nesta terça-feira

Bymariana.oliveira

Ele nasceu em Istambul, na Turquia; formou-se em Economia no Reino Unido, atingindo o maior grau acadêmico; e leciona no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Daron Acemoglu, conhecido pelo livro Por que as Nações Fracassam, estará no Brasil para participar doCongresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, programado para os dias 6,7, e 8 de outubro, em Belo Horizonte, no Minascentro.

Da comunidade autônoma espanhola do País Basco, o professor de Filosofia Política e Social Daniel Innerarity, da Universidad del País Vasco, virá à capital mineira como palestrante. Autor de diversos livros, entre eles, os traduzidos para a língua portuguesa: O Futuro e os Seus Inimigos, Uma Defesa da Esperança Política (tema que será abordado em sua palestra), O Novo Espaço Público, A Transformação da Política, A Sociedade Invisível e Humanidade Ameaçada.

Do Brasil, o Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas selecionou palestrantes como Helio Saul Mileski, Conselheiro Aposentado e Ex-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Mileski é diplomado em Estudos Avançados de Direito Administrativo pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e Doutor em Direito Administrativo pela mesma instituição. Também participarão Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, que é advogado, mestre em direito público, professor de direito administrativo, escritor, consultor, conferencista e palestrante; Jair Santana, advogado, professor e autor de obras jurídicas; Juarez de Freitas, Professor de Direito da PUC do Rio Grande do Sul (Mestrado e Doutorado) e da UFRS.  Presidente do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público e do Instituto de Direito Administrativo do Rio Grande do Sul. Do Tribunal de Contas das União (TCU), farão palestras no congresso os ministros Augusto Nardes e Aroldo Cedraz.

Evento

O evento será promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) com a colaboração do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Os organizadores pretendem reunir Tribunais de Contas nacionais e internacionais, gestores públicos brasileiros e membros da Academia brasileira e do mundo, com o objetivo de debater o controle e as políticas públicas e promover a multiplicação e o intercâmbio de conhecimentos com a apresentação de estudos acerca da qualidade das políticas públicas praticadas.

O Congresso está estruturado em três atividades básicas, que ocorrerão em momentos distintos: 1) Conferências: palestras de acadêmicos de amplo reconhecimento na comunidade científica e/ou meio profissional; 2) Salas Temáticas: apresentação de trabalhos de casos práticos que foram submetidos e selecionados pelo Comitê Científico do Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas; 3) Painéis Temáticos: local onde ocorrerão debates em torno de dois grandes temas: “Financiamento e Planejamento” e “Controle de Políticas Públicas”, nas quatro temáticas: compras públicas e desenvolvimento sustentável; infraestrutura e parceria público-privada (PPP); políticas públicas para a saúde; políticas públicas para a educação.

mariana.oliveira administrator

X