Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas reúne 1.500 participantes em BH

Bymariana.oliveira

O Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) abriram, nesta terça-feira, 6 de outubro, o I Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas. Cerca de 1.500 pessoas compareceram ao Minascentro, em Belo Horizonte, para acompanhar a solenidade de abertura e a conferência magna do economista Daron Acemoglu. O Presidente do IRB e do TCEMG, Conselheiro Sebastião Helvecio, recebeu, entre dezenas de autoridades, o Governador mineiro, Fernando Damata Pimentel.

 

Presidente Sebastião Helvecio

O Presidente do TCEMG afirmou que a data de início do Congresso ficará marcada em sua mente e seu coração. Segundo o idealizador do evento, há quase dois anos o IRB planeja esta realização do “sonho” de unir a administração pública com a Academia, que, segundo ele, é um “segmento absolutamente fundamental para o desenvolvimento do país”. E completou Sebastião Helvecio: “e hoje, para a nossa alegria, neste nosso evento teremos a presença de 15 das maiores universidades do mundo, dialogando com o sistema de Controle Externo”.

O Governador de Minas, Fernando Pimentel, discorreu sobre o papel do Tribunal de Contas na administração estadual. Para ele, o TCEMG tem aperfeiçoado os mecanismos de monitoramento e exame técnico das prefeituras, de maneira eficiente e transparente. “A preocupação permanente com treinamento e com atualização do corpo técnico funcional tornou o nosso Tribunal uma referência no país e mesmo fora do país. Além disso, o Tribunal de Contas tem sido parceiro dos municípios e do próprio estado na busca de soluções para problemas e para impasses que surgem diuturnamente”, afirmou.

Governador Fernando Pimentel

Governador Fernando Pimentel

Após a cerimônia, o professor de Economia do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Daron Acemoglu, fez uma conferência magna. O turco radicado nos EUA expôs ideias registradas no seu livro Por Que as Nações Fracassam, escrito em parceria com James Robinson. Como demonstrou em sua palestra, Acemoglu investiga as causas das desigualdades entre os países, diferenças essas que permanecem após a globalização. Para o economista, um caminho para solucionar esse questionamento está na observação de como as instituições sociais se configuram. Ele descreve um tipo de instituição política ou econômica que chama de inclusiva, que está relacionada com o desenvolvimento. Segundo o professor, elas são conhecidas pela segurança jurídica e cumprimento dos contratos.

No primeiro dia do Congresso ainda foi assinado um termo de cooperação entre Controladoria Geral da União, IRB, Atricon e Ministério do Planejamento. O objetivo é a conjugação de esforços para o cumprimento da LRF pelos estados e municípios.

Integraram a mesa de honra o Presidente Sebastião Helvecio, o Governador Pimentel, o Ministro Substituto do TCU Marcos Bemquerer, o Defensor Público-Geral em exercício, Wagner Geraldo Ramalho Lima; o Procurador-Geral do Ministério Público junto ao TCEMG, Daniel de Carvalho Guimarães; o Controlador Geral do Município de Belo Horizonte, José de Freitas Maia; o Tenente-Coronel do Exército José Luiz Ferreira Marujo, o Conselheiro do Tribunal de Contas gaúcho Marco Peixoto, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Valdecir Pascoal; o Corregedor do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, Conselheiro Hélio Parente; o professor de economia do MIT, Daron Acemoglu; Pedro Ortiz Hernández, membro da Cámara de Cuentas da República Dominicana; Juiz Conselheiro do Tribunal Administrativo da República de Moçambique, João Varimelo; Presidente da Associação Brasileira de Previdência de Estados e Municípios, Antônio Corrêa; o Prefeito de João Monlevade, Teófilo Faustino Miranda Torres; e o Presidente da Codemig , Marco Antônio Castelo Branco.

O Congresso, que tem programação até quinta-feira (8), é patrocinado por Sebrae, CBMM, PBH, Codemig, Copasa, Cemig, Governo de Minas, Caixa Econômica Federal, e Governo Federal.

Daron Acemoglu

Daron Acemoglu

mariana.oliveira administrator

X