Auditor do Século XXI deve ter competências comportamentais, diz palestrante

Bymariana.oliveira

A Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo ofereceu uma palestra, hoje (29/11/2018), sobre o tema “Auditor do século XXI”. O palestrante foi o auditor público do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Sandro Tercastro Bergue, que falou sobre sua experiência no setor público trabalhando com auditorias.

Na visão dele, foi “desenhado um novo contexto contemporâneo nos tribunais de contas” que refletiu no atual perfil do servidor público, mais crítico com a sua função. Somado a isso, o cidadão também se tornou mais informado e mais questionador até sobre as decisões das cortes de contas. Nesse contexto, Bergue explicou que é fundamental que o responsável por auditorias não possua apenas competências técnicas, mas também comportamentais para lidar com todo o processo da auditoria. “Temos que olhar o auditor como um agente de mudanças”, definiu.

De acordo com a diretora da Escola de Contas, Sílvia de Araújo, a palestra faz parte do programa de capacitação permanente “Repensando a Auditoria”, oferecido, este ano, no período de 12 de novembro a 19 de dezembro, que conta com dez tipos de atividades.

Palestra Auditor do século XXI


Redação e foto: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação

mariana.oliveira administrator

X