250 servidores do estado concluem curso de Gestão Pública

Bymariana.oliveira

A alegria e emoção tomou conta do Auditório Vivaldi Moreira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) hoje, 15 de junho. A terceira turma da pós-graduaçãolato sensuespecialização em Gestão Pública e Controle com Foco em Resultados encheu as cadeiras da plateia para a solenidade de encerramento do curso.

A mesa de honra foi composta pela chefe de gabinete da presidência, Rachel Campos Pereira de Carvalho, representando o conselheiro presidente Cláudio Terrão; a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo; o coordenador da pós-graduação, professor Evandro Martins Guerra; o professor homenageado, Pedro Henrique Magalhães Azevedo; e a secretária acadêmica, Cristina Maria Montenegro de Menezes.

A pós-graduação em Gestão Pública tem o objetivo de promover a educação profissional e continuada dos servidores de órgãos e entidades públicas municipais que estejam sob a jurisdição do Tribunal de Contas do Estado de Minas Ggerais. O curso, semipresencial, teve duração de dois anos. 

ALEXANDRE EMOCIONOU A PLATEIA COM O DISCURSO

Após a entrega do diploma simbólico para cada um dos 250 alunos, a chefe de gabinete da presidência, Rachel Carvalho, entregou uma homenagem ao paraninfo da turma, Evandro Guerra; ao professor homenageado, Pedro Henrique; à colaboradora homenageada, Cristina Montenegro; e ao orador da turma, Alexandre de Faria Silva.

O aluno Alexandre, escolhido para falar em nome de todos os estudantes, voltou ao palco para agradecer a cada uma das pessoas que participaram da jornada. “Confesso que não foi simples a tarefa de escrever em algumas poucas palavras o que os últimos dois anos representam. Entretanto, aceitei o desafio com imenso orgulho e felicidade. Creio que o maior sentimento de hoje é ‘gratidão’. Que sejamos capazes de continuar demonstrando isso em ações, palavras e pensamentos ao longo de nossas vidas. A gratidão é o grande segredo para construir e transformar, tanto pelas coisas boas que acontecem quanto pelas coisas que, no fim, tornam-se grandes lições”, disse emocionado novo especialista em Gestão Pública.

Com graça, Evandro pediu aos alunos que multipliquem conhecimento

COM GRAÇA, EVANDRO PEDIU AOS ALUNOS QUE MULTIPLIQUEM CONHECIMENTO

Ao final do discurso, Alexandre entregou um presente, de toda a turma, para os servidores Evandro, Pedro Henrique e Cristina Montenegro, que foi aplaudida de pé pelo auditório lotado.

A Escola de Contas agracia com o título de Mérito acadêmico os alunos que se destacaram pelas melhoras notas do curso. A aluna Sávia Vilela Goulart Queiroz recebeu o grau ouro; Marília Isabel Santos de Assis, grau prata; e o grau bronze foi recebido por Antônio Emílio de Freitas Santos. Somente a homenageada Marília de Assis compareceu para receber o tributo.

O paraninfo da turma, Evandro Martins Guerra, tomou lugar ao púlpito e, com muito carisma, convocou os alunos para que eles sejam como o maior plantador das florestas, o caxixé. “Em alguns lugares chamado de serelepe ou caxinguelê, o esquilo brasileiro constrói a sua casa em troncos de árvores e se alimenta de grãos”, explicou. Continuando a metáfora, o professor contou que o roedor “é um predador de sementes, mas também um dispersor, porque o caxinguelê, rato da palmeira em linguagem africana, busca fazer provisões. Ele pega a semente, as enterra e então nascem árvores. Sigam plantando conhecimento! Sejam predadores e dispersores do conhecimento que adquiriram. Esse é meu pedido”, finalizou Evandro.

Silvia parabenizou alunos e equipe

SILVIA PARABENIZOU ALUNOS E EQUIPE

A diretora Silvia fez um agradecimento especial à equipe da Escola de Contas pelo cuidado e dedicação com a pós-graduação e contou que o curso surgiu em 1995 e até 2013 era realizado junto de outra instituição de ensino. Porém, em 2011 o Conselho Estadual da Educação credenciou a Escola Pedro Aleixo como uma Escola do Governo e o TCE decidiu capacitar, também, os jurisdicionados. Em 2018, servidores de 180 municípios diferentes concluíram a pós-graduação em Gestão Pública. “A cada canudo que eu entreguei aqui, eu disse ‘sucesso’, porque eu reconheço que é uma trajetória de êxito, já que não é fácil chegar até aqui. Vocês têm sucesso por estarem aqui e o TCE tem sucesso pela conclusão do curso de vocês. Peço que vocês multipliquem esta vitória na gestão pública para a sociedade”, disse Silvia. 

Cristina recebe homenagem das mãos de Rachel

CRISTINA RECEBE HOMENAGEM DAS MÃOS DE RACHEL

A chefe de gabinete, Rachel Campos Pereira de Carvalho, antes de encerrar a sessão, parabenizou os alunos pela formação e a equipe da Escola de Contas pelo esforço empreendido para que o curso se tornasse possível. 

Também prestigiaram os alunos o coordenador de Capacitação da Escola de Contas, Henrique Lima Quites; a coordenadora de Biblioteca e Gestão de Informação, Ana Marta Accorroni Gonçalves Araújo; o analista de Controle Externo, professor Diogo Ribeiro Ferreira; a assessora da presidência, Naila Garcia Mourthé; o assessor da vice-presidência, Marconi Augusto Fernandes de Castro; o chefe de gabinete da presidência, Cristiano Francisco Alkmim França; entre outros servidores e funcionários do TCE mineiro.

Todas as fotos da cerimônia podem ser acessadas pelo Flickr oficial do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Clique na imagem abaixo para acessar:

Solenidade de Encerramento Curso Pós Escola de Contas - Fotos Thiago Rios Gomes

Texto: Fred La Rocca

Fotos: Thiago Rios Gomes

mariana.oliveira administrator

X