Webinar com ministro do TCU abordará o enfrentamento da crise nos setores públicos

Bymariana.oliveira

Sob a coordenação do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) João Augusto Ribeiro Nardes, fará no próximo dia 7 de julho, um webinar voltado para presidentes, membros e servidores de TCs, agentes e gestores públicos, além da sociedade em geral da região Norte do país, com o tema “Governança e Desenvolvimento”. O presidente da Corte tocantinense, conselheiro Severiano Costandrade, fará a abertura do evento, que terá como mediador o diretor-geral do Iscon, Júlio Edstron Secundino Santos. 

O objetivo é mostrar a necessidade de se organizar para o enfrentamento da provável crise econômica e social, impactada pela pandemia causada pelo novo Coronavírus. O evento será transmitido pelo canal do Youtube do TCE/TO e conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais Contas (CNPTC), Instituto Rui Barbosa (IRB) e Rede de Governança Brasil. 

O ministro abordará no webinar a utilização dos instrumentos e mecanismos de governança para o enfrentamento da crise emergencial nos setores públicos municipais e as estratégias e arranjos para conter os efeitos da crise no desenvolvimento econômico e social. 

A ideia é desenvolver o tema de forma a compreender o exercício da governança com responsabilidade, sobre as políticas públicas sociais e econômicas que alavancam o desenvolvimento dos municípios, levando à reflexão sobre a necessidade de inovar na forma de fazer gestão pública, utilizando-se de mecanismos e instrumentos que possibilitem o exercício de poder com responsabilidade diante do enfrentamento da crise. 

Rede de Governança Brasil 

O ministro Augusto Nardes é embaixador da Rede de Governança Brasil, formada por vários membros da sociedade civil do país, entre eles, o presidente do TCE/TO, Severiano Costandrade, que é coordenador da 5º Câmara do Movimento Nacional da Rede Governança, e tem como colaborador das ações, o diretor-geral do Iscon, Júlio Edstron Secundino Santos. 

A missão da Rede de Governança Brasil é disseminar as boas práticas de governança pública no país, com o intuito de estimular a implantação dessa política de atuação nos três poderes, abrangendo a União, Distrito Federal, estados e municípios de forma integrada. O objetivo é transformar a administração pela eficiência de gastos, controle, combate à corrupção, atendimento da população, entre outras ações. 

Parceria 

O webinar também tem o objetivo ainda de formar uma rede de Escolas de Contas da região Norte do país, além de alinhar uma série de cursos de capacitação e pós-graduação, que poderão ser realizados em conjunto e, uma edição especial da revista TC Contas, com trabalhos dos tribunais que compõem a região. Fazem parte deste projeto escolas do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. 

Programação

 O evento acontecerá no dia 7 de julho, a partir das 17 horas, no canal do Youtube do TCE/TO, com previsão de duas horas de duração. Será disponibilizado o certificado de participação para as pessoas que se inscreverem de forma antecipada no site do Instituto de Contas de 5 de Outubro. Clique aqui e faça a sua inscrição.

mariana.oliveira administrator

X