Unaí recebe último evento do ano

Bymariana.oliveira

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Conselheiro Sebastião Helvecio, abriu , nesta segunda-feira (16/09), o oitavo e último evento do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2013, em Unaí, no Noroeste de Minas. Em seu discurso de abertura, o Conselheiro enfatizou a necessidade de se reduzir as desigualdades regionais e se alegrou por reencontrar a comunidade do município, que, no seu entender, sintetiza o estado mineiro. “Enquanto as Minas representam as regiões de mineração, os Gerais são os campos, a produção agrícola, e Unaí está neste grupo com sua expressiva produção de grãos e pecuária leiteira. É uma alegria encerrar o Encontro nessa região, pois viemos falar da importância do desenvolvimento local, a partir do planejamento”, afirmou Helvecio, fazendo referência ao tema dos encontros deste ano: Planejamento e controle em favor do desenvolvimento local[leia mais].

 

Foi a primeira vez que o TCEMG levou um grande evento de capacitação técnica para a região Noroeste de Minas Gerais. Desde junho foram realizados encontros em Belo Horizonte, Pouso Alegre, Pirapora, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Uberaba e Ipatinga, movimentando um público total de aproximadamente 2.500 pessoas, entre autoridades e servidores municipais. A realização do evento em cidades pólo do interior deu oportunidade aos 853 municípios mineiros de capacitar seus servidores a utilizarem ferramentas de legislação e administração pública para contribuir com o aquecimento da economia local. A série de eventos é realizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação dos Membros dos Tribunal de Contas do Brasil – Atricon, o Instituto Rui Barbosa – IRB e a Associação Mineira de Municípios (AMM).

Pronunciamentos
O prefeito de Unaí e diretor regional da AMM, Delvito Alves, deu boas-vindas aos cerca de 150 participantes presentes, vindos de 25 municípios da região. “O encontro técnico tem a importância de capacitar os servidores públicos municipais. A presença das entidades realizadoras na cidade evidenciam a potencialidade da nossa região e do nosso PIB agropecuário”, comemorou o gestor. O vice-presidente da Câmara Municipal de Unaí, vereador Edimilton Andrade, destacou que o evento engrandece os servidores da cidade e o comércio local, sendo de grande importância para a economia regional.

O gerente regional do Sebrae, William Rodrigues, informou aos presentes que cerca de 20 mil microempreendedores da região Noroeste podem se beneficiar da aplicação do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, a Lei Complementar 123/2006, nas licitações e contratos com os municípios. Segundo ele, a região Noroeste tem quase todos os municípios com leis municipais vigentes para viabilizar a aplicação do estatuto.

Fonte: Assessoria de Jornalismo e Redação do TCEMG

Imagem: Assessoria de Jornalismo e Redação do TCEMG

 

 

mariana.oliveira administrator

X