Uberlândia recebe 1° Encontro Técnico de 2014

Bymariana.oliveira

Com o tema Gestão Responsável em Ano Eleitoral, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) deu início, na manhã desta terça-feira, 29 de abril, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, à série de Encontros Técnicos TCEMG e os Municípios de 2014, que, este ano, é realizado em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM).

 

Durante a cerimônia de abertura, realizada na Fases – Faculdade Shalom de Ensino Superior, a Diretora da Escola de Contas e Capacitação, Natália Araújo, falou representando a Presidente da Corte de Contas, Conselheira Adriene Andrade. “Estamos alegres de estar num ambiente educacional, aqui nos sentimos em casa e temos a correta sensação do ofício para o qual estamos aqui”, exclamou Natália. O objetivo do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios é contribuir com a gestão pública por meio da capacitação dos servidores.

A diretora defendeu a necessidade do tema do evento, lembrando que a gestão municipal atual é marcada pela complexidade. “As prefeituras se deparam com uma quantidade enorme de convênios, que precisam participar por pressão da população, além de imposições legais. Apesar de as eleições serem estaduais e federais este ano, o Tribunal veio antecipar o debate com os municípios para que daqui a dois anos eles estejam preparados” , acrescentou Natália Araújo.

 O Prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, deu boas vindas ao público presente, formado por prefeitos, vereadores, secretários de governo, contadores, controladores, procuradores e chefes de gabinete de municípios da região. Em seu discurso, Machado reconheceu que o apoio do TCEMG à administração dos municípios é “importantíssimo”. Representando a Associação Mineira de Municípios (AMM), o Prefeito do Sacramento, Bruno Scalon, defendeu o uso de maior zelo pela administração em anos 

eleitorais. Para Scalon, os participantes dos Encontros Técnicos voltam para seus municípios enriquecidos de conhecimentos. “Admiro a postura elegante, firme, austera; porém solidária do Tribunal. Hoje não é um tribunal de inquisição, é um parceiro que nos oferece conhecimento para que os membros da administração façam a coisa certa”, elogiou.


Palestras

Ainda na manhã da terça-feira (29), a Diretora da Escola de Contas e Capacitação, Natália Araújo, apresentou a palestra Gestão e Eleição. À tarde, o público acompanhou as palestras Erros Frequentes em Licitações e Cuidados Especiais ao Licitar e Contratar em Ano Eleitoral, com a Assessora da Secretaria Executiva do TCEMG, Nájila Maria Jacques Ferreira; e Concursos Públicos e Cuidados Especiais em Ano Eleitoral, com a Coordenadora de Análise de Editais de Concursos Públicos, Ornella Maria Luísa Dell Oro Oliveira.

Segundo dia

No dia 30, os participantes voltaram a se reunir no auditório da Fases: Faculdade Shalom. O tema Sicom e a Lei de Acesso à Informação por meio do Portal Minas Transparente foi introduzido pela Diretora Natália Araújo e pela Diretora de Tecnologia da Informação, Cristiana Siqueira Veloso. O Supervisor de Tecnologia da Informação, Breno de Assis Soares, demonstrou o funcionamento do portal. Já a palestra sobre As Novas Regras da Contabilidade: Aspectos Práticos da Depreciação Patrimonial foi ministrada pela Coordenadora de Patrimônio do TCEMG, Denise Mariano de Paula. 

procurador do Município de Uberlândia, Luís Antônio Lira Pontes, afirmou que os municípios têm sede do intercâmbio de informações promovido pelo TCE. “Nos sentimos envaidecidos quando o Tribunal vem ao Triângulo para discutir ideias e crescer junto. Não para punir, mas para melhorar a qualidade de vida do povo”, disse. Também compuseram a mesa diretora da cerimônia o vereador Professor Neivaldo e o diretor da Fases, Wércio Gomide. 


 
Fonte: Assessoria de Cominicação e Jornalismo TCEMG

mariana.oliveira administrator

X