Tribunal recebe secretário do TCU no curso de Tomada de Contas

Bymariana.oliveira

 

O auditório da Escola de Contas lotou com os servidores da área técnica e gabinetes que vieram assistir ao primeiro módulo do curso sobre Tomada de Contas Especiais. O secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Leonardo Ferreira, foi o primeiro convidado a discorrer sobre o assunto, na manhã desta quarta-feira, dia 14 de agosto. O curso terá 3 módulos e a continuação do módulo 1 será às 9 h da manhã nos dias 16 e 17 de agosto, no mesmo local.

Leonardo elogiou a iniciativa de capacitação do Tribunal de Contas e ressaltou que “um dos meus desafios é ter uma interação maior entre os órgãos de controle. Se o crime é organizado, a gente também precisa se organizar e se capacitar”. Para Leonardo as Tomadas de Contas são um tipo de processo que demonstram que o controle interno está defasado, precisando ajustes.

Depois de uma breve introdução, o secretário do TCU afirmou que o encontro não seria uma palestra e sim uma conversa para sanar as dúvidas a respeito das Tomadas de Contas e esclarecer sobre os procedimentos adotados pelo Tribunal de Contas da União. Ele discutiu com os participantes sobre as dimensões do processo de contas, os pressupostos para instaurar as tomadas de contas, as formas de instauração, suas características, quais documentos integram o processo e a fórmula usada pelo TCU para calcular os débitos. Também abordou a responsabilidade solidária de pessoas jurídicas, a questão da boa-fé e seus reflexos no cálculo dos débitos.

Alda Clara – Coordenadoria de Jornalismo e Redação

mariana.oliveira administrator

X