Tribunal promove webinário sobre questionário IEGM

ByThalita Costa

Na manhã desta segunda-feira (1/3/2021), o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) promoveu o webinário “IEGM 2021 – Núcleo de Avaliação de Programas e Políticas Públicas”, que tem como objetivo iniciar um novo ciclo do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) 2021 no Tribunal de Contas. Clique aqui e assista.

O evento on-line orientou os responsáveis pelo preenchimento dos questionários do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Mais de 260 pessoas acompanharam o evento ao vivo. O preenchimento do questionário é obrigatório. Foi disponibilizado um tutorial feito para orientar os jurisdicionados. O tutorial mostrou, etapa por etapa, como é feito o envio e preenchimento do IEGM. Clique aqui e assista.

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) é uma importante ferramenta para avaliação da gestão municipal empregada pelos tribunais de contas de todo o Brasil. No Tribunal de Contas, foi criado um Núcleo de Avaliação de Programas e Políticas Públicas (NAPP) que, dentre outras funções, é “responsável pela aplicação do IEGM”, informou a coordenadora das atividades do Núcleo de Avaliação Atuarial e do Núcleo de Avaliação de Programas e Políticas Públicas Heloisa Helena Nascimento. De acordo com ela, o Núcleo pretende contribuir para o sucesso da aplicação dos questionários do índice.

Abertura do webinário

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro José Alves Viana, participou da abertura do evento. Ele ressaltou que era uma alegria muito grande realizar o evento e falou sobre a importância do IEGM para avaliar as políticas públicas. Ele parabenizou as técnicas pelas explicações e exposições sobre o tema.

A superintendente de controle externo do TCEMG, Simone Reis de Oliveira, disse que o “Tribunal De Contas tem um papel fundamental na orientação dos jurisdicionados”. Ela solicitou aos gestores que realizem o “preenchimento dos questionários de maneira responsável, consciente e tempestiva. Com os indicadores, o gestor tem a oportunidade de corrigir os rumos, por isso é importante preencher com consciência. Solicitamos que os responsáveis se dediquem ao preenchimento desse questionário. A equipe do Núcleo está preparada para auxiliar nisso”, ressaltou a superintendente de controle externo do TCEMG Simone Reis de Oliveira.

A analista de controle externo do TCEMG, Laura Teizen, apresentou o IEGM. Ela faz parte da equipe do Núcleo de Avaliação de Programas e Políticas Públicas (NAPP) do TCEMG. De acordo com Teizen, o IEGM é uma “rica fonte de dados compilados e resumidos em indicadores que refletem as competências da gestão municipal. É orientado para avaliar o esforço da gestão municipal na provisão de políticas e serviços públicos”.

A economista Camila Tolentino fez apresentação detalhando as informações solicitadas no IEGM, o que cada questionário irá pedir. De acordo com ela, existe uma previsão da apuração do IEGM 2021 para o segundo semestre deste ano. “A partir daí, as informações serão disponibilizadas no Portal Fiscalizando com o TCE (que será reformulado para acomodar todos os resultados apurados e todos documentos)”, explicou a economista.

Novidades no IEGM 2021

O recém-criado Núcleo de Avaliação de Programas e Políticas Públicas (NAPP) vai buscar ter uma aproximação maior com o gestor municipal. Além disso, o IEGM será aplicado pelo próprio Núcleo. O Sistema Informatizado de Contas dos Municipios (Sicom) foi atualizado e foi disponibilizado um manual com as dúvidas mais frequentes. Ele está localizado na seção “IEGM” dentro do portal do Sicom.

Depois das apresentações, as técnicas do TCEMG responderam as perguntas enviadas (por meio do bate-papo) pelos participantes.

Thalita Costa administrator

X