Tribunal inicia visita às escolas municipais de BH

Bymariana.oliveira

Uma equipe do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) visitou, nesta quinta-feira (23/05), a Escola Municipal Dom Orione, no bairro Ouro Preto, e apresentou o Programa Na Ponta do Lápis para alunos da escola e diretores de instituições de ensino da região da Pampulha. Essa foi a primeira de uma série de nove visitas aos núcleos regionais de educação da capital, com o objetivo de apresentar o aplicativo do programa à comunidade escolar e explicar o que é o Tribunal de Contas aos alunos, professores e diretores. As atividades fazem parte do Programa Conhecer nas Escolas, que nos últimos dois anos percorreu escolas estaduais e, em 2019, irá até a unidades da Rede Pública de Belo Horizonte.

A diretora da Escola de Contas e Capacitação Pedro Aleixo, Naila Garcia Mourthé, apresentou o aplicativo Na Ponta do Lápis para dezenas de diretores de escolas municipais da região da Pampulha. “Percorremos dezenas de escolas estaduais nos últimos anos, e o retorno foi bastante positivo. Este ano, vamos sensibilizar a comunidade escolar do município de Belo Horizonte. O aplicativo é uma importante ferramenta de gestão, que traz benefícios não apenas para os alunos e pais, mas também para os diretores, e cria uma relação de proximidade entre escola e comunidade”.

IMG_1032

A assessora da Escola de Contas, Fabrícia de Oliveira, explicou como os diretores podem acessar a plataforma e responder às demandas da comunidade escolar. “Os diretores devem acessar a plataforma e acompanhar as solicitações dos alunos, funcionários, pais e comunidade. Esse monitoramento deve ser rotineiro, para não deixar demandas sem serem vistas e respondidas por muito tempo. Quanto mais demandas a escola tiver, significa mais interação e preocupação da comunidade com sua escola”.

A diretora de Educação da Regional Pampulha, Sandra Teixeira, parabenizou o TCEMG pela iniciativa de fomentar o controle social. “Nós, profissionais da educação, sempre buscamos a participação popular e a interação com a comunidade. Por isso, é nosso dever, como gestores das escolas, divulgar o aplicativo e responder aos questionamentos feitos por alunos, pais e comunidade”.

Alunos da escola

IMG_0910

O assessor da Diretoria-Geral, Paulo Vicente Guimarães, promoveu um bate-papo para apresentar o TCEMG para cerca de 30 alunos do nono ano da Escola Municipal Dom Orione. Ele explicou as funções e trabalhos da Corte de Contas, além de passar um vídeo lúdico e fazer um debate com os alunos sobre corrupção e apresentar o aplicativo Na Ponta do Lápis, incentivando-os a utilizar a ferramenta para melhorar a estrutura escolar.

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação

mariana.oliveira administrator

X