TCEMG capacita controladores internos em curso ministrado à distância

Bymariana.oliveira

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), por meio da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, capacitou 64 controladores internos de câmaras e prefeituras de 58 municípios mineiros durante a II Atividade Integrada de Controle. A atividade foi ministrada totalmente online entre os dias 27 de janeiro e 06 de março e teve como objetivo contribuir para o fortalecimento das ações desenvolvidas pelas controladorias dos municípios. 

A II Atividade de Controle buscou destacar a importância da elaboração do Plano Anual de Auditoria. Os controladores aprenderam a desenvolver, na prática, um plano compatível com as estratégias da gestão para que as decisões sejam tomadas considerando fatores de risco, materialidade, relevância e oportunidade. Além das atividades de controle, o Tribunal de Contas de Minas Gerais desenvolveu o Espaço do Controle Interno onde são disponibilizados a todos os controladores do estado e, ao público em geral, cursos à distância, modelos de formulários, manuais, cartilhas e documentos, além da divulgação de seminários e eventos. 

Durante a I Atividade de Controle Interno foram capacitados 267 controladores internos de 185 municípios que realizam auditorias de Conformidade no Portal da Transparência de seus municípios. O fortalecimento do Controle Interno é um dos pilares da gestão do presidente do TCEMG, conselheiro Mauri Torres. 

Thiago Rios Gomes 

mariana.oliveira administrator

X