Técnicos aperfeiçoam trabalho de monitorar obras públicas por coordenadas geográficas

Bymariana.oliveira

Realizar medidas e localizar pontos com precisão a partir de coordenadas geográficas informadas pelos jurisdicionados, em todaextensão do Estado de Minas Gerais. Essa nova necessidade, que veio com a implantação do sistema GeoObras, foi abordada no segundo módulo do curso de aperfeiçoamento em Obras e Serviços de Engenharia, que aconteceu nos dias 26 a 28 de março, na Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo.[leai mais]

 

Servidores da Coordenadoria de Fiscalização de obras, Serviços de Engenharia e Perícia e demais interessados no tema aprenderam sobre a técnica que consiste em tornar conhecidas as coordenadas num dado sistema de referência, permitindo aos analistas o processamento das informações com a realização de medidas de distâncias, comprimentos e áreas.

Segundo o Coordenador de Fiscalização de Obras, Serviços de Engenharia e Perícia, Luiz Henrique Starling Lopes, “em suas rotinas de auditorias e inspeções os analistas da Coordenadoria passarão a contar com aparelhos de GPS e máquinas fotográficas georreferenciadas para a realização de medidas de grandes obras, como pavimentação, redes de esgoto, adutoras, dentre outros”.

Nos próximos dias 3 e 4 de abril, serão realizados exercícios práticos para os participantes do curso com o objetivo de melhor aproveitamento das informações.

Cursos de aperfeiçoamento da Escola de Contas

O próximo tema a ser trabalhado nos cursos de aperfeiçoamento em auditorias de obras e serviços de engenharia, oferecidos pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, será Parcerias Público-privadas. O curso está previsto para acontecer no período de 23 a 25 de abril.

Interessados devem fazer sua inscrição antes da data prevista para a realização do curso.

 

o e fim do Tribunal.

 

 

mariana.oliveira administrator

X