Iniciado o segundo módulo da Pós-Graduação

Bymariana.oliveira

O primeiro programa de pós-graduação autônomo da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo iniciou sua segunda fase de estudos. As disciplinas de Finanças Públicas e Contabilidade Pública, Planejamento e Execução Orçamentária e Financeira, Controle com foco em resultados e Gestão de pessoas no setor público encerram o módulo de disciplinas fundamentais do curso neste segundo trimestre.[leia mais]

 

No primeiro ciclo, foram ofertados os conteúdos de Planejamento estratégico, Elaboração e Gestão de Projetos e Ética e Transparência (todos na administração pública).
O professor de Ética e transparência na administração pública, Gustavo Nassif, falou sobre a importância do curso e da sua disciplina para o servidor público e sociedade. “Este novo momento do país, de uma consciência moral mais amadurecida, dá a oportunidade ao servidor público de discutir o seu próprio comportamento e da instituição do qual ele faz parte, contribuindo para o seu aprimoramento profissional. E isso, consequentemente, traz melhorias para a gestão pública. No final, quem ganha é a sociedade”, completou. O professor salientou que todo o material usado e trabalhado em sala de aula é extraído das cartilhas e manuais existentes e disponíveis nos setores do TCEMG.

Para o Oficial de Controle Externo do TCEMG (lotado na Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional) aluno do curso de pós-graduação, Wagner Roberto Barbosa, os conhecimentos adquiridos em sala de aula estão sendo usados no dia a dia e o corpo docentetem qualificação. “As matérias que estamos tendo são de grande relevância para o setor e a oportunidade que a Escola está dando para os servidores é muito boa. Os professores são excelentes e sabem do que estão falando”, afirmou o servidor.

  1. Analista de Controle Externo do TCEMG lotada na Assessoria para o Desenvolvimento do Sistema de Apoio à Fiscalização Municipal – SICOM, aluna do curso, Natália Aparecida Ferreira, falou sobre a linha de ensino adotada pelo curso. “As matérias cursadas até o momento são pertinentes ao trabalho desenvolvido no TCEMG. Os professores são preparados e incentivam a discussão e troca de experiências entre os alunos”.


curso de pós-graduação lato sensu especialização em Gestão Pública tem como objetivo formar servidores, proporcionando conhecimentos e habilidades específicos ao aperfeiçoamento do controle externo de contas, além de conscientizar os servidores sobre a importância de uma atuação transparente e responsável.

Credenciada pelo governo

Em setembro de 2012, o Conselho Estadual de Educação de Minas Geraisavaliou a Escola de Contas e a conceituou com um “triplo A”, referente aos quesitos organização do curso, corpo docente e infraestrutura física e tecnológica.

No dia 29 de novembro de 2012, o Governador em exercício do Estado de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, assinou o Decreto nº 740/2012, publicado no Diário do Executivo do dia 30 de novembro de 2012, que credencia e autoriza o funcionamento do curso de pós-graduação da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Desde então, ela está certificada como escola formal de ensino sem a necessidade de convênio com instituição particular para certificar seus cursos.  Criada em 1994 e institucionalizada em 1996 pelo então Presidente do TCEMG, Conselheiro Flávio Régis Xavier de Moura e Castro, ganhou nova sede em dezembro de 2012, na gestão do Conselheiro Presidente Wanderley Ávila.

 

 

mariana.oliveira administrator

X