TCEMG sedia III Congresso Brasileiro de Estudos da Função Pública

Bymariana.oliveira

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) sedia, hoje e amanhã, 06 e 07 de novembro de 2014, o III Congresso Brasileiro de Estudos da Função Pública. Com o tema central “Os desassossegos da função pública brasileira: entre o dever de boa administração e as garantias funcionais”, o congresso segue a linha dos debates que marcaram o I e II Fórum Brasileiro de Direito Disciplinário, realizado em 2011 e 2012, em Belo Horizonte e Curitiba respectivamente.[leia mais]

 Esse congresso só “irá se realizar graças a uma rede de apoio que se formou. Não por razões comerciais, mas por laços acadêmicos e profissionais”, assim a Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos da Função Pública (IBEFP), Luísa Cristina Pinto e Netto, destacou a importância do evento que para ela é “uma excelente oportunidade de debate e reflexão sobre a função pública brasileira”.

A Diretora-Geral da Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho, Luciana Raso Sardinha, ressaltou que o auditório Vivaldi Moreira do TCEMG estava cheio, o que, segundo ela, “demonstra a relevância e magnitude do evento”. O Presidente de honra do IBEFP, Florisvaldo Dutra de Araújo, abriu os trabalhos técnicos do primeiro dia de congresso com a palestra “O novo perfil da Função Pública na Constituição de 1988: Balanço de sua efetivação.”.

Compuseram a mesa de honra do evento o Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, Júlio César dos Santos Esteves; a Presidente do IBEFP, Luísa Cristina Pinto e Netto; a Diretora Geral da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Luciana Raso Sardinha; a Diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Natália Araújo; e a Corregedora Geral do Município de Belo Horizonte, Marina Esteves Lopes. Também estiveram presentes ao evento o Procurador-Geral do Ministério Público junto ao TCEMG, Daniel de Carvalho Guimarães, e os Procuradores, Sara Meinberg Schmidt e Marcilio Barenco Correa de Mello.

O Congresso é uma realização do Instituto Brasileiro de Estudos da Função Pública e da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro; com o Apoio da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, da Advocacia-Geral da União, da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais, da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, do Instituto Mineiro de Direito Administrativo, do Instituto de Direito Administrativo do Distrito Federal, da Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais e da Associação Mineira de Municípios.

mariana.oliveira administrator

X