TCEMG promove curso sobre Engenharia Econômica

Bymariana.oliveira

Na manhã de hoje (25/06/2019), o laboratório de informática da Escola de Contas professor Pedro Aleixo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais sediou o segundo módulo do curso Engenharia Econômica, ministrado pelo professor Edson de Oliveira Pamplona. O curso, que contou com cerca de 40 servidores, teve início ontem, quando a tônica foi a matemática financeira.

Com o objetivo de capacitar os participantes a elaborar estudos de viabilidade econômica de investimentos considerando impostos, depreciação, financiamentos, incerteza e inflação, estão sendo tratadas nesta manhã, entre outros temas, as projeções de Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE); fluxo livre de caixa; Imposto sobre a Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ); Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e a Depreciação do Ativo Imobilizado. Os participantes aprenderão a calcular o valor de um negócio ou de uma empresa; avaliar a viabilidade de um projeto econômico; elaborar projetos para solicitação de financiamentos, além de como montar um fluxo de caixa considerando o imposto de renda.“ Um terço de nossos lucros são destinados ao pagamento de imposto de renda”, afirma o professor.

Para Edson Pamplona, do ponto de vista de um indivíduo ou de uma empresa, o que realmente importa, quando de uma análise de investimentos, é o que se ganha após os impostos. Salienta que os valores dos negócios dependem do fluxo de caixa futuro. “Quem vai comprar algo, vai comprar o fluxo de caixa”, afirma.

Outro tema muito enfatizado se refere à depreciação, que causa impacto direto no imposto de renda; pagam-se menos impostos a partir da depreciação do bem. O curso terá continuidade nos dias 1 e 2 de julho, próximas segunda e terça-feira, com temáticas que perpassam métodos de depreciação, amortização de dívidas, financiamentos, tendo sempre o foco na rentabilidade dos investimentos. 


Denise de Paula – Coordenadoria de Jornalismo e Redação

mariana.oliveira administrator

X