Reportagem da TV TCE mostra como foi o encontro de conselheiros de educação

Bymariana.oliveira

Cerca de 400 conselheiros de Educação, vindos de toda parte do estado, buscaram o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) no dia 23 de setembro de 2019 com um só objetivo: aprender no II Encontro Mineiro de Conselheiros de Educação.

Os conselheiros de educação desempenham um papel importante para a área. Quem explicou a função foi Caio Campos, que é conselheiro de educação de Igarapé. “O conselheiro discute junto com o poder público, de igual para igual, as prioridades e diretrizes para uma determinada política pública, no caso a educação”.

Karina Camargos Coutinho reporter 23 setembro 2019

A presidente de conselho em Viçosa, Rosely Castro, explicou a importância da capacitação oferecida pelo TCE de Minas para o aprendizado dos conselheiros. “Esse trabalho que o Tribunal de Contas está fazendo agora, esses cursos que são oferecidos, são muito importantes porque nós precisamos de subsídios, de formação, para a gente entender as contas, cobrar essa aplicação e também exigir os documentos necessários”.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCERS) e presidente da Comissão de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB), Cezar Miola, fez a palestra inaugural do evento com o tema “Gestão democrática da educação”. Miola afirmou que eventos como o encontro de conselheiros merecem ser realizados por outros tribunais de contas. “O propósito é que os tribunais de todo o país desenvolvam ações neste sentido”.

Aplicativos de celular voltados para a área de educação

A diretora da Escola de Contas do TCEMG, Naila Mourthé, falou sobre o aplicativo Na Ponta do Lápis e o assessor da Diretoria-geral Paulo Vicente Guimarães explicou a função do aplicativo Lupa de Minas. Os dois apps foram criados pelo TCE de Minas e visam fortalecer o controle social.

TCE de Minas Gerais foi pioneiro

O evento é de iniciativa do TCE de Minas e está em sua segunda edição. O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Mauri Torres, abriu o evento. Os conselheiros Wanderley Ávila e Durval Ângelo, e a procuradora do Ministério Público de Contas (MPCMG) Cristina Melo participaram do encontro.

Clique aqui e confira a reportagem.

Por Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação

mariana.oliveira administrator

X