Rede Ouvir-MG leva seminário de Ouvidoria Pública para Contagem

Bymariana.oliveira
 

A Rede Mineira de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir-MG) e a prefeitura municipal de Contagem realizaram, nesta quinta-feira (22), no auditório do Centro das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Ciemg), em Contagem, o Seminário Rede de Ouvidorias: Minas mais Transparente e Cidadã, que marcou a adesão do município à Rede Ouvir-MG, que tem como objetivo integrar as ouvidorias municipais de Minas, fortalecendo as ferramentas de transparência e controle social.[leia mais]

Na abertura do evento, o ouvidor-geral do Estado, Fábio Caldeira, destacou a importância de Contagem como parceira da Rede Ouvir. “A OGE e o Governo de Minas fizeram questão de organizar este encontro em Contagem, um município que trabalha de forma séria e promissora e que, temos a certeza, irá engrandecer o trabalho da Rede de Ouvidorias a partir de agora”, disse.

O prefeito de Contagem, Carlin Moura, agradeceu o empenho da Ouvidoria-Geral para a realização do seminário e citou um dos motivos que levaram o município a aderir à Rede. “Contagem busca, com esta parceria, aprimorar sua política de transparência, pois entendemos que a ouvidoria é uma das principais ferramentas de controle de nossas políticas públicas, tanto no âmbito estadual, quanto em nível municipal”, afirmou.

A Rede Ouvir-MG é fruto da parceria entre a Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG), a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP-MG) e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). O Seminário Rede de Ouvidorias: Minas mais transparente e cidadã passou, em 2013, por Belo Horizonte, Montes Claros, São João del-Rei, Pouso Alegre, Uberlândia e Ipatinga.

Painéis

Na parte da manhã, após a palestra de abertura do ouvidor-geral, teve início o painel Desafios na criação de Ouvidorias Públicas, que teve como expositores a assistente e analista Judiciário na Ouvidoria do TRE, Soraia Reis, a assessora de Gestão Estratégica e Inovação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), Poliana Cardoso Lopes, e a procuradora de Justiça e ouvidora do MPMG, Ruth Lies Scholte Carvalho, que também coordenou o painel.

Na parte da tarde o primeiro painel, que teve o tema Transparência e acesso à informação, contou com a participação do controlador-geral do Estado, Júlio César dos Santos Esteves, do professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, Rodolfo Viana Pereira, e do controlador-geral do Município de Contagem, Vanderlei Daniel da Silva. O coordenador do painel foi o chefe de gabinete do Conselheiro Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Carlos Alberto Pavan Alvim.

Em seguida teve início o painel Experiências em Ouvidoria Pública, cujos expositores foram o ouvidor do Sistema Penitenciário da OGE, Marcelo Costa, a assessora do ouvidor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Maria Daniela Ferreira, e a ouvidora Educacional da OGE, Guiomar Lara. A coordenadora do painel foi a ouvidora municipal de Contagem, Carla Andrea Gomes Soares.

Também estiveram presentes no Seminário, o vice-prefeito de Contagem, João Guedes; o ouvidor de Polícia da OGE, Rodrigo Xavier; o ouvidor Ambiental da OGE, Rogério Noce e representando o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, a assessora Adriana Araújo.

Fonte: http://www.ouvidoriageral.mg.gov.br
Notícia:http://www.ouvidoriageral.mg.gov.br/noticias/1662-rede-ouvir-mg-leva-seminario-de-ouvidoria-publica-para-contagem

 

 

 

mariana.oliveira administrator

X