Na reunião, cada município apresentou sua experiência na formação cidadã e como cada câmara já atua com suas escolas do legislativo. As câmaras que ainda não têm escola explicaram suas maiores dificuldades e como pretendem contar com a colaboração do grupo para resolver os problemas. O tema “Cidadania e Controle Social” também foi discutido entre os representantes das 16 câmaras presentes no encontro.
“O envio de palestrantes, cursos de formação e até a possibilidade de cursos de pós-graduação a distância são alguns dos maiores benefícios para as câmaras da região. Essa troca de conhecimento é fundamental para o fortalecimento das escolas de governo, legislativo e de contas”, afirmou a Diretora da Escola de Contas do TCEMG, Natália Araújo, ressaltando os benefícios do encontro com a criação da Rede de Educação Governamental Mineira.
Para Lucas Silvério, Coordenador da Escola do Legislativo de Monte Sião, a iniciativa é uma excelente oportunidade de fomentar as escolas. “Nós tivemos muito apoio para criar a nossa Escola do Legislativo e já estamos colhendo frutos. Receber as demais câmaras é uma excelente oportunidade de ampliar essa ação”, explicou Lucas.