Projeto de audiodescrição da Casa de Contos se reúne para delinear roteiro final

Bymariana.oliveira

Na quinta-feira (04/07), a coordenadora de Relações Públicas e Cerimonial do TCEMG, Renata Péret Motta, e as funcionárias da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Fabrícia de Oliveira e Débora Leal, se reuniram com representantes da PUC-Minas, na sede da universidade, para definirem o roteiro final do projeto “Tecnologia para Acessibilidade aos Bens Culturais: audiodescrição da Casa dos Contos do Estado de Minas Gerais”.

Iniciado em março deste ano, o objetivo do projeto, desenvolvido em parceria entre o TCEMG e a PUC-Minas, é promover a acessibilidade do acervo da Casa dos Contos pelos deficientes visuais, por meio do recurso da audiodescrição. “Esta estratégia permite que todos os visitantes tenham autonomia durante a visita à Casa de Contos, agregando valor ao seu acervo e levando mais interação e entretenimento, além de auxiliar na disseminação do Memorial Conselheiro Eduardo Carone”, disse Renata Péret, ressaltando que a audiodescrição “permite nivelar conhecimento de todos os visitantes do museu”.

Após o levantamento histórico realizado pelos alunos do curso de História da PUC-Minas, estão entre os próximos passos do projeto a elaboração dos projetos e roteiros para a audiodescrição dos cenários da Casa de Contos e a avaliação piloto do material produzido, que será feita com o auxílio dos alunos do Instituto São Rafael. De acordo com o cronograma do projeto, a audiodescrição da Casa de Contos será entregue no final deste ano.

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação

mariana.oliveira administrator

X