Escola de Contas forma primeira turma de pós-graduação em Análise de Dados

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) realizou, na tarde do dia 03/07/2019, a formatura dos alunos do curso de pós-graduação em Análise de Dados Aplicados ao Controle Externo da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo. A cerimônia foi realizada no Auditório Vivaldi Moreira tendo na mesa de honra o conselheiro Wanderley Ávila, o conselheiro Sebastião Helvecio, o diretor-geral Marconi de Castro Braga, a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Mourthé; o coordenador de pós-graduação da Escola de Contas, Evandro Guerra; a secretária acadêmica da Escola de Contas, Cristina Montenegro e o professor homenageado, Ângelo Ferreira Assis.

SH 02
Conselheiro Sebastião Helvecio, orador da turma

O conselheiro e aluno do curso, Sebastião Helvecio, foi escolhido como orador da turma. Em seu discurso em nome dos colegas ele falou de pioneirismo, inovação tecnológica e inteligência artificial. Sebastião Helvecio afirmou que o TCEMG foi pioneiro ao criar a Escola de Contas, iniciativa que foi exemplo para todos os tribunais brasileiros, e agora volta a ser pioneiro neste curso. Afirmou: “nada é mais importante que a inovação para a efetividade de uma instituição. Se as instituições não tiverem a visão da importância estratégica da inovação, elas ficarão para trás, ao longo do tempo”.

naila 02
Diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé

A diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, também discursou na cerimônia. Naila parabenizou os alunos que “compactuaram com os objetivos do curso a fim de aprimorar a tecnologia e aproximar a estatística e a análise de dados aos processos de controle externo. O caminho aberto por vocês será trilhado por nós, servidores do Tribunal de Contas”, fechou a diretora.

O paraninfo da turma, professor Wesley Mateus, não compareceu à cerimônia, mas enviou sua mensagem aos alunos, por meio de um vídeo, gravado em Maputo (Mocambique). Ele agradeceu a turma por ter sido nomeado e falou da “imensa felicidade” em ser paraninfo pela primeira vez.

professor Wesley Mateus
Professor Wesley Mateus

O conselheiro Wanderley Ávila, que representou o presidente do Tribunal de Contas, Mauri Torres, disse as palavras finais de cerimônia. Ele afirmou que “o novo sempre causa um certo receio, por medo ou temor, mas são as coisas novas é que estão por vir”. E disse que se empenhará juntamente com o conselheiro Sebastião Helvecio para implementar a inteligência artificial no TCEMG.

WA
Conselheiro Wanderley Ávila, representando o presidente do TCEMG

Durante a cerimônia houve a entrega das placas de homenagem, que foram entregues ao professor Ângelo Ferreira Assis, à servidora Cristina Montenegro, ao orador da turma, Sebastião Helvecio e ao melhor aluno do curso, Henrique de Paula Kleinsorge, por obter as melhores notas durante o curso.

Alda Clara – coordenadoria de Jornalismo e Redação