Programa de Pós-Graduação

Bymariana.oliveira
“…aprender não é um ato findo. Aprender é um exercício constante de renovação…” Paulo Freire
 

A Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo completa, em 2014, 20 anos de existência e demonstra um amadurecimento que reflete a solidez de um trabalho persistente e contínuo de servidores, diretores, coordenadores e presidentes, que deixaram ao longo desse percurso uma contribuição valiosa de muita dedicação e compromisso com a Educação.

Esse trabalho é o resultado de mais de uma década de diplomações de nossos servidores, em uma parceria fraternal e muito enriquecedora para nosso aprendizado com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. No ano de 2012, todo este aprendizado derivou no credenciamento de nossa Escola junto ao Conselho Estadual de Educação e, durante o ano de 2013, empenhamo-nos na elaboração do projeto acadêmico-pedagógico do Programa de Pós-Graduação que apresentamos agora.

Trata-se de um Programa moderno, alicerçado no princípio da autonomia para aprender e no conceito de trilhas de aprendizagem, que permitem ao acadêmico construir, dentro da estrutura curricular disponível, conteúdos que melhor promovam seu desenvolvimento profissional. Pensando justamente na autonomia, já nesta primeira edição, ofertamos três cursos de Pós-Graduação, sendo um de Especialização e dois de Aperfeiçoamento.

O Curso de Especialização em Gestão Pública conta com carga horária de 360 horas e as aulas ocorrerão de 19 horas às 22h40, preferencialmente entre terça e quinta-feira. Serão três módulos: o primeiro, com disciplinas fundamentais; o segundo, com seminários temáticos; e o terceiro, com disciplinas metodológicas. O interessado poderá substituir o segundo módulo por um dos dois cursos de Aperfeiçoamento ofertados, pois esses cursos perfazem a mesma carga horária do segundo módulo, que é de 180 horas. As programações e datas de realização dos Cursos de Aperfeiçoamento constam da Portaria/Escola de Contas nº 01/2014, publicada no DOC do dia 17/1/2014.

Os Aperfeiçoamentos serão promovidos em nove disciplinas, que serão realizadas quase sempre de quarta a sexta-feira, no período diurno, com previsão de 20 horas cada, conforme consta da mencionada Portaria. Estas disciplinas atendem às demandas das áreas meio e fim do Tribunal e oferecem ao servidor a oportunidade de se inscrever, na ocasião oportuna, em cada uma delas, obtendo, assim, somente o certificado referente à disciplina realizada isoladamente e não o certificado de Aperfeiçoamento.

Caso o aperfeiçoando não esteja matriculado na Especialização em Gestão Pública de 2014, poderá utilizar o certificado referente ao Aperfeiçoamento de 2014 nas próximas edições da Pós-Graduação – Especialização, nos termos do Regulamento da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo.

Neste semestre, temos trabalhado para credenciar nosso Programa de Pós-Graduação também junto ao Ministério da Educação para oferta de curso à distância. Assim, pretendemos oferecer ao nosso público, além dos três cursos presenciais ora lançados, também um curso de Especialização na modalidade EAD (ensino à distância), ampliando as possibilidades de reciclagem e capacitação.

mariana.oliveira administrator

X