“Prefeito Ciente, Município Eficiente” é destaque na Rádio Super Notícia

Bymariana.oliveira

O chefe de gabinete da Presidência do Tribunal de Contas, Carlos Alberto Pavan Alvim, foi o entrevistado do quadro Café Com Política da Rádio Super FM (91,7 FM), na manhã desta quinta-feira (01/10). Carlos Pavan foi convidado para falar sobre o projeto: “Prefeito Ciente, Município Eficiente”, que visa capacitar os candidatos a prefeitos no pleito deste ano, ministrando treinamentos básicos sobre a planejamento na administração pública, parcerias com a União, controle de processos administrativos e prestação de contas eleitorais. Dividido em quatro painéis virtuais, o primeiro será já nesta sexta-feira (02/10). Clique aqui, saiba mais sobre o evento e faça sua inscrição. 

Já no início da entrevista, Pavan ressaltou um dos principais eixos de atuação da Corte de Contas durante a gestão do presidente Mauri Torres: o caráter pedagógico do Tribunal. “Sabemos que os candidatos ao Executivo têm grande vontade de servir à população e se doar à política, mas nem sempre têm o conhecimento técnico necessário. A administração pública, assim como o mundo como um todo, passa por grandes transformações, e mais do que nunca é importante que o candidato tenha conhecimento, e que saiba que necessitará de uma equipe de técnicos qualificados e comprometidos para uma boa gestão municipal”, frisou.

Os quatro painéis online ocorrerão nas sextas-feiras do mês de outubro, entre os dias 02 e 23, sempre a partir das 10h. A primeira palestra, no dia 02/10, será sobre Prestação de Contas Eleitorais, ministrada pelo analista Judiciário e coordenador de Controle de Contas Eleitorais e Partidárias do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE-MG, Júlio César Diniz Rocha. A abertura será feita pelo presidente do TCEMG, conselheiro Mauri Torres, com os debates mediados pelo chefe-de-gabinete da presidência, Carlos Pavan. No dia 9/10, o painel será sobre planejamento na gestão pública. No dia 16/10, será ministrado o painel “Parcerias com a União”, e no dia 23/10, o tema “Controle dos Processos Administrativos” encerrará os módulos virtuais.

Lupa de Minas

Durante a entrevista, o chefe de gabinete aproveitou para convidar os cidadãos mineiros a conhecerem o aplicativo Lupa de Minas, desenvolvido pelo Tribunal de Contas mineiro, que permite o acompanhamento dos principais dados fiscais e orçamentários dos municípios do estado, em áreas como saúde, educação e obras públicas, bem como comparações entre cidades vizinhas ou do mesmo porte.

“É um instrumento de controle social. No aplicativo, o Tribunal disponibiliza ao cidadão informações detalhadas dos 853 municípios mineiros, como por exemplo: quem é o prefeito, qual o gasto do município com educação? O município aplica o índice de 25% na educação e 12% na saúde, que deveria constitucionalmente aplicar? Como estão as licitações do município? E as obras públicas? Qual a situação da pandemia em seu município? Qual a opinião do controle interno sobre a gestão? Isso é importante que o cidadão acompanhe de perto”, finalizou Carlos Pavan.

O aplicativo Lupa de Minas está disponível gratuitamente nas versões android e ios.

Para ver a entrevista completa, clique no link do abaixo.

mariana.oliveira administrator

X