Para Sebastião Helvecio, a má gestão é uma apropriação indevida do futuro

Bymariana.oliveira

A importância do conhecimento e da informação para prevenir consequências negativas foi o enfoque do Presidente do TCEMG, Sebastião Helvecio, no discurso de abertura da etapa de Itajubá do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2015. Ele alertou que “a consequência inevitável da má gestão é a apropriação indevida do futuro”, pois os danos causados pelo administrador público causarão prejuízos que terão um custo adicional. Citou o exemplo dos regimes de previdência: “fundos mal administrados por gestores sem conhecimento da legislação e das técnicas da boa gestão podem fazer com que os servidores não consigam uma aposentadoria justa, por falta de recursos”, exemplificou.[leia mais] 

O Conselheiro Presidente do TCE exaltou o papel orientador deste segundo Encontro Técnico e de sua importância como fonte de informações para o cumprimento das normas legais que devem ser seguidas pelos gestores públicos. “Encontros como este são importantes para tirar dúvidas, quebrar paradigmas e valorizar conhecimento”, ressaltou. Ele falou sobre a relevância dos temas escolhidos, especialmente o controle interno, uma “atividade administrativa que precisa receber mais atenção dos prefeitos mineiros”.

Um público de mais de 300 pessoas lotou o Anfiteatro Dr. Albert Sabin, da Faculdade de Medicina de Itajubá, para acompanhar a cerimônia de abertura e também a primeira palestra do evento, que teve como tema o Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (OSC). O Encontro, que continua amanhã, recebeu 450 inscrições das 174 cidades que compõem as regiões sul e sudoeste de Minas Gerais e contou com a parceria da Câmara Municipal de Itajubá, por meio da Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo.

Mesa de autoridades

O TCE também foi representado na mesa de autoridades pelo Conselheiro Ouvidor José Alves Viana, que destacou a questão dos gastos municipais com a judicialização da área da saúde. O prefeito de Itajubá foi representado no evento pelo Secretário Municipal de Finanças, Peter Luiz Pereira Rennó, que se aproveitou de um pequeno tropeção que deu ao subir a escada do palco para dizer que “eventos de orientação técnica evitam que pequenos tropeções se transformem em grandes problemas”. Também participaram da mesa o vereador Antônio Raimundo Santi (presidente da Câmara Municipal de Itajubá), Rodolfo de Souza Cardoso (diretor da Faculdade de Medicina de Itajubá) e Délia Mara Villani Monteiro (responsável pela controladoria Interna do TCEMG). No horário de almoço, o Presidente Sebastião Helvecio fez uma visita à Câmara Municipal e também à Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo. Na Câmara ele recebeu muitas explicações sobre o sistema de gravação de sessões que é realizado por uma equipe técnica e disponibilizado ao cidadão pela internet. Na Escola do Legislativo ele conheceu o trabalho de recuperação de livros de ata antigos e ganhou um exemplar dos dois primeiros volumes de um livro sobre o memorial da Câmara, entregues pela Diretora da Escola, Rita de Cássia Almeida. Fizeram parte de sua comitiva o chefe de gabinete do presidente, Ronaldo Jayme Machado, e a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Natália Raquel Ribeiro Araújo.

mariana.oliveira administrator

X