Oficina do TCEMG é uma das mais concorridas do 30º Congresso de Municípios

Bymariana.oliveira
O público lotou a palestra técnica do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) Implantação de um Controle Interno Eficiente, ministrada pelo servidor Carlos Alberto Nunes Borges, no primeiro dia do 30º Congresso Mineiro de Municípios, terça-feira, 08/05/2013. Prefeitos, vereadores e demais ordenadores de despesas públicas usaram todos os lugares disponíveis na sala 03 do Expominas para acompanhar a palestra. [leia mais]

Carlos Alberto falou sobre relação direta entre uma boa gestão e a importância de um controle interno eficiente. Ele abordou pontos como: as principais diferenças entre o controle interno e externo; as normas básicas e especificas a serem observadas pelos gestores; as limitações à eficácia do controle interno; a importância do Controle Interno e as falhas decorrentes de sua fragilidade e a legislação, entre outros. Ao final os participantes fizeram perguntas e puderam esclarecer dúvidas com o palestrante.

José de Assis Ferreira, Vereador de Delfim Moreira (Sul de Minas), destacou o papel pedagógico adotado pelo TCEMG. “Tenho notado uma atuação orientadora muito maior do Tribunal de Contas e isso é fundamental para os municípios”, afirmou. Ele também elogiou a condução da palestra pelo servidor do Tribunal. “Essa palestra serviu para abrir nossos olhos”.

Para o Secretário de Administração Fazenda e Recursos Humanos de Janaúba (Norte de Minas), José Maria da Silva, a atuação pedagógica do Tribunal vai auxiliar muito os novos eleitos. “Esse trabalho do TCEMG é fundamental para as novas administrações. É muito importante mudar os vícios do passado e, com a orientação devida, podermos fazer a coisa certa.”, afirmou.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Nazareno (Campos das Vertentes), Jovino César Romão, a forma de atuação do Tribunal ajuda a suprir uma necessidade de aprendizado dos gestores. “Através de palestras, encontros e congressos o Tribunal de Contas chega mais fácil aos municípios e, nós que somos de cidades pequenas, temos que aproveitar para ampliar nossos conhecimentos.” 

Carlos Alberto Borges já percebeu o aumento do interesse do publico sobre o tema. Registrou que tem notado a preocupação do gestor, que tem participado dos eventos, buscando informações e orientação para a tomada de decisões, o que contribui para a eficácia da gestão pública.

Thiago Rios Gomes / Assessoria de Jornalismo e Redação

mariana.oliveira administrator

X