Nova etapa de Programa de Liderança é realizada no TCE

Bymariana.oliveira

O Auditório Simão Pedro, da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, recebeu hoje, 18 de setembro, o Módulo IV do Programa Permanente de Capacitação Gerencial e de Liderança. O curso, realizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), é destinado aos gestores e líderes do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).

O quarto módulo foi dividido em duas partes. A primeira, ministrada pela servidora Mirtes Conrado, foi realizada entre os dias 4 e 5 de setembro e tratava do Comportamento Humano. A segunda etapa,  aplicada pelo professor Mauro César da Silveira, tem como tema principal a Implementação da Estratégia. Segundo o docente, as aulas tratam da estratégia no ponto de vista do gestor e das pessoas.

Mauro é graduado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999),  em Administração pela Faculdade Machado Sobrinho (1996), mestre em Engenharia de Produção e doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Gerente de Extensão e Relações Institucionais e professor da Fundação João Pinheiro.

O professor, que também leciona na especialização da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc Minas), brincou que a aula de hoje seria baseada no Globo Repórter: Estrategistas, onde vivem? O que fazem? O que comem?

“O propósito é desmistificar a ideia de que o estrategista é um comandante que fica afastado de seu exército, refletindo sobre qual técnica usar”, afirmou Silveira. “A maioria de nós, gestores, nunca tem esse momento de ficar parado, pensando na organização do futuro. Essas decisões vão sendo tomadas cotidianamente. A principal função de qualquer gerente é infundir valores na entidade. Ou seja, fazer com que a empresa possa compartilhar valores e, a partir disso, criar um espírito de pertencimento nas pessoas para que elas possam dedicar aos objetivos traçados”, concluiu.

Na última aula, há uma semana, Mauro falou sobre a perspectiva do planejamento no dia a dia. “Quero trazer a ideia de planejamento como um processo e não como algo que acontece uma vez por ano e que planeja tudo que vai acontecer nos próximos 12 meses”, explicou.

Na semana que vem, dia 25 de setembro, o professor pretende falar sobre a comunicação da estratégia e como o processo de gerenciar as informações estratégicas podem servir para mobilizar as equipes em torno de um objetivo comum. À última aula, dia 2 de outubro, Mauro levará o tema “Mobilização da estratégia” para o miniauditório.

O objetivo do curso é fazer com que os gestores adquiram visão crítica sobre a gestão emocional, desenvolvimento das competências comportamentais e gestão de conflitos; entendimento sobre sincronismo organizacional, busca de construção de metas e ações para garantir a implementação do que foi planejado.


Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação

mariana.oliveira administrator

X