Na Ponta do Lápis é apresentado simultaneamente para 10 unidades da SEFMG

Bymariana.oliveira

A diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Mourthé, apresentou na manhã de hoje, 28/03/2019, na Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), o Programa Na Ponta do Lápis. Além dos participantes que estiveram na Secretaria e dos servidores que acessaram a Intranet, mais dez unidades da SEF no interior de Minas Gerais tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra, que foi transmitida online.

A diretora detalhou o programa e explicou que o primeiro passo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) foi qualificar os atores envolvidos com a educação para começar a desenvolver o trabalho. Para isso, o Tribunal realizou diversas ações com prefeitos, secretários de Educação e a comunidade escolar (diretores, professores e outros profissionais das escolas, além de associações de pais e estudantes). A diretora também ressaltou o trabalho realizado pelas auditorias que já resultou em melhorias diretas na infraestrutura de algumas escolas do Estado.

Naila também falou sobre o aplicativo (app) do Programa Na Ponta do Lápis. O app é uma das vertentes do programa que tem como objetivo ser um mediador entre a comunidade escolar e os gestores públicos, buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. Alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral podem responder a questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas através do aplicativo. Há perguntas sobre banheiros, biblioteca, laboratórios, material didático, quadras esportivas, refeitório, sala de informática, sala de aula e segurança.

A diretora salientou que, além de apresentar o Na Ponta do Lápis a convite da Secretaria de Estado da Fazenda, o objetivo  da visita também foi “desenhar uma parceria com SEF-MG nos mesmos moldes para o Projeto Receitas, que será lançado em abril pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais”.

Thiago Rios Gomes / CJR

mariana.oliveira administrator

X