Cultura do Controle é destacada durante abertura do Encontro Técnico em Pirapora

Bymariana.oliveira

O Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) abriu, nesta terça-feira, 29 de setembro, o Encontro Técnico com os municípios do Norte de Minas. A cidade de Pirapora foi escolhida como sede do evento de capacitação. Em seu discurso, o Prefeito anfitrião, Heliomar Valle da Silveira, reconheceu que é muito recente, na cultura no Brasil, a ideia de que o governante precisa ser controlado.

Saudando os analistas do Tribunal presentes para darem palestras, ele afirmou ser importante que existam os órgãos de Controle, “porque isso garante à sociedade a boa aplicação dos recursos públicos. Esse conceito, de que governo precisa ser controlado, é um conceito saudável, legal, democrático e necessário para que exista uma sociedade melhor. Eventos, como este, são necessários para os controlados conhecerem exatamente quais são os atos que têm o dever de praticar e quais estão vedados a praticar”, esclareceu o prefeito. O Presidente Sebastião Helvecio foi representado na solenidade pelo Chefe de Gabinete Ronaldo Machado.

A Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do TCEMG foi representada pelo seu Coordenador Gustavo Terra Elias. Meditando sobre as ações do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios, que visita anualmente todas as regiões de Minas Gerais; e inspirado pelo Rio São Francisco, que pode ser visto do Centro de Convenções onde o evento é realizado, o coordenador refletiu que “viajar por Minas é viajar pelos seus grandes rios. É uma experiência maravilhosa, ao longo dos rios a gente vai conhecendo de verdade a história e o povo do Estado”.

 

O Coordenador da Escola de Contas, Gustavo Terra Elias

Terra Elias esclareceu como foi selecionado o tema do evento, Gestão Fiscal Responsável, para o segundo semestre de 2015. “Temos neste ano um momento de crise política e econômica no país , que traz desafios maiores aos gestores e esses desafios somente serão enfrentados com uma ação firme e enérgica de planejamento e austeridade”, pontuou. Também falaram na abertura os prefeitos de Buritizeiro, Luiz Carneiro de Abreu Júnior, e de Francisco Sá, Denilson Rodrigues Silveira, também presidente da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF).

Ainda na manhã de terça-feira, os participantes acompanharam a palestra Planejamento, Gestão e Fiscalização da Execução de Contratos Governamentais, com Gustavo Terra Elias. À tarde, a servidora do TCEMG Rita de Cássia Chió Serra fala sobre Execução do Planejamento Orçamentário. E Regina Lopes de Assis discorre acerca dos Instrumentos de Planejamento Orçamentário. Na quarta-feira, Henrique de Paula Kleinsorge dará palestra sobre Responsabilidade na Execução Orçamentária; Janaína de Andrade Evangelista falará sobre Metodologia da Avaliação da Gestão Pública; e Diogo Ribeiro Ferreira concluirá com A Importância da Correta Estimativa de Arrecadação e da Correta Previsão das Renúncias Fiscais para o Alcance das Metas.

mariana.oliveira administrator

X