Encontro Técnico do TCEMG é sucesso em Juiz de Fora

Bymariana.oliveira

Começou hoje (02/06/14) o evento do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2014, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. O Conselheiro Sebastião Helvecio representou a Presidente doTribunal de Contas do Estado (TCEMG), Conselheira Adriene Andrade, na solenidade de abertura. Cerca de 300 participantes, vindos de várias cidades da região, lotaram o auditório da Escola de Governo do Município, interessados no tema deste ano: Gestão Responsável em Ano Eleitoral. O objetivo dos encontros, que acontecem em todo o Estado, é contribuir para a melhoria da gestão dos recursos públicos por meio da capacitação dos servidores municipais. “É uma alegria para o TCEMG trazer esta oportunidade de aperfeiçoamento aos agentes públicos. As pessoas que persistem no erro é porque não querem se informar, essa chance está sendo dada para os 853 municípios mineiros”, alertou Sebatião Helvecio.[leia mais]

 Após a abertura, o Vice-Presidente do Tribunal, Conselheiro Sebastião Helvecio, levou aos participantes a sua palestra Gestão e Eleição. Oriundo da geração de políticos que lutaram pelo fim do regime militar, o Conselheiro centrou seu discurso na valorização da democracia conquistada pela sociedade. Ele lembrou do movimento Diretas Já, que chamou do mais belo movimento social que viveu. Na sua opinião, a democracia instituída pela Constituição de 1988 permitiu duas outras conquistas: a criação e manutenção de uma moeda estável e a redução da desigualdade social.

  1. Conselheiro ressaltou que a competência de escolher e implantar as políticas públicas é dos representantes eleitos pelo povo. “O Poder Legislativo é o altar cívico da democracia, por isso a maior preocupação do cidadão deve ser a eleição de bons representantes”, aconselhou. Entretanto, ponderou o membro da Corte de Contas, uma vez estabelecidas essas ações, passa a ser dever do TCEMG verificar se os recursos públicos gastos nos programas estão realmente servindo aos objetivos preestabelecidos. “O que não se pode hoje é usar recurso público sem planejamento e transparência”, concluiu.

Prefeito

Os encontros técnicos são realizados em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM). Em Juiz de Fora, a entidade presidida pelo Prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, foi representada pelo Prefeito de Rio Pomba, Fernando Macedo, que também é presidente daAssociação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna.

Macedo comemorou a realização do encontro técnico na Zona da Mata. Para ele, a iniciativa aprimora as relações das prefeituras com a Corte de Contas e aperfeiçoa os conceitos de gestão pública. “O conhecimento permite uma gestão com mais qualidade, na qual se cumpre os indicadores exigidos por lei, e também se aplica recursos com clareza. A base de uma boa gestão pública está nos municípios, com reflexos positivos para os estados, União e principalmente para o povo”, disse o municipalista.

Também participaram da abertura do evento os prefeitos de São João Nepomuceno, Célio Ferraz; e de Coronel Pacheco, Joaquim Elesbão. O vereador Vagner de Oliveira representou a Câmara Municipal e Juiz de Fora. Do município de Pequeri, veio o Presidente da Câmara, vereador Luiz Alberto Fulco. Da prefeitura de Juiz de Fora, compareceram o Secretário de Governo, José de Figueiroa Neto, que representou o prefeito Bruno Siqueira; a Secretária de Administração, Andrea Goreski; e o Diretor da Escola de Governo, José Jamil Adum.

 03/06/2014 – 08:33 – Atualizado em 03/06/2014 – 08:33

 

mariana.oliveira administrator

X