Guaxupé será a sede do primeiro Encontro Técnico do TCEMG em 2020

A cidade de Guaxupé, localizada no Sul de Minas, foi escolhida pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) para sediar o primeiro Encontro Técnico – O TCEMG e os Municípios de 2020, nos dias 05 e 06 de março. Este ano, o tema escolhido para a série de sete encontros é Fechando as contas no último ano de mandato – Governança, Prevenção e Riscos. Prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores, secretários municipais e agentes públicos em geral irão se reunir no Teatro Municipal de Guaxupé para assistir as palestras relacionadas ao tema.

Após a abertura solene dos Encontros Técnicos de 2020, os participantes irão discutir, durante todo dia, temas como Despesas com pessoal e endividamento no último ano de mandato: orientações do TCEMGPrincipais dúvidas nas prestações de contas e créditos adicionaisPrincipais dúvidas na contratação de ativos de iluminação públicaRestos a Pagar no último ano de mandato: aspectos jurídicos relevantes e jurisprudênciaControle das despesas de obras públicas através do Sistema SISOPOuvidoria, controle social e a lei de acesso à informação nos municípios e Qualidade da Educação: o TCEMG em ação.

No segundo dia do evento, a primeira atividade do dia será a apresentação de Boas Práticas de Gestão Municipal, um dos destaques da edição de 2019 dos Encontros Técnicos do TCEMG. Em seguida, serão apresentados o Projeto Receitas Públicas Municipais, a Sala Mineira do Empreendedor (Sebrae) e, Governança e Compliance na Gestão Municipal será o último tema debatido no Encontro Técnico de Guaxupé.

Durante todo evento, será possível encontrar stands permanentes para os participantes esclarecerem dúvidas sobre Sisop, o Sicom, o aplicativo Na Ponta do Lápis e sobre a implantação das ouvidorias municipais. Realizados desde 2010, os encontros técnicos do TCEMG têm como objetivo capacitar prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores, secretários municipais e agentes públicos em geral.

Primeiro Encontro Técnico O TCEMG e os Municípios de 2020

Local: Teatro Municipal de Guaxupé, Avenida Conde Ribeiro do Vale, 113 – Centro