Estagiários do TCEMG participam do Projeto Conhecer

Bymariana.oliveira

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) abriu as portas, na tarde do dia 19/06, para os seus estagiários, mas dessa vez eles tiveram um momento diferente na Corte de Contas, participaram pela primeira vez do Projeto Conhecer, programa de visitação ao TCEMG aberto a estudantes do Estado de Minas Gerais. Os universitários tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto as dependências e atribuições da Corte mineira, além da chance de conversar com outros colegas de trabalho que também fazem parte do programa de estágio do TCEMG.

“Essa visita é uma oportunidade de vermos a evolução do nosso trabalho”, afirmou Jéssica Evellyn Batista Ribeiro, estudante de Direito da Famig – Faculdade Minas Gerais. A estudante está há 1 ano e 2 meses colaborando na Coordenadoria de Fiscalização e Avaliação da Macrogestão Governamental de Belo Horizonte, onde trabalha com processos de licitações e contratos da Casa.

Pedro Baroni Picinin, que estagia no gabinete do conselheiro Gilberto Diniz, também disse ter sido uma boa experiência poder conhecer outros ambientes do Tribunal, por exemplo, o espaço Suricato, localizado no Edifício Central Suricato de Fiscalização Integrada, Inteligência e Inovação (Central Suricato). “Muitas vezes recebemos documentos com a logo do Suricato, mas ainda não tinha tido a chance de conhecer o espaço pessoalmente e essa visita ajudou a ter uma noção melhor do que é feito aqui”, comentou o estudante de Direito que ajuda nos primeiros tratamentos das peças que, posteriormente, são produzidas pelo conselheiro Gilberto Diniz.

A programação foi pautada na tradicional apresentação de palestras, conduzida inicialmente pela Analista de Controle Externo, Gabriela Guerra, que falou sobre a estrutura, a competência e a jurisdição do Tribunal. Após ela, a servidora Luciana Moraes Sardinha apresentou a Ouvidoria do TCEMG mostrando o funcionamento do setor e como são processadas as demandas, dentre outros trabalhos competentes à Ouvidoria.

Após as palestras, os estagiários visitaram a Central Suricato, onde a servidora Ana Paula Gonçalves de Carvalho apresentou as ferramentas, as atividades desenvolvidas no Suricato e como é a dinâmica de trabalho na Sala Situação do Centro. A visita dos alunos seguiu até o memorial conselheiro Eduardo Carone Costa, localizado no edifício sede. Lá eles conheceram a história do Controle de Contas em Portugal e no Brasil por meio da exposição Casa de Contos. A tarde foi encerrada na biblioteca do TCEMG.

Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação

mariana.oliveira administrator

X