Especialista debate ética no serviço público com servidores

Bymariana.oliveira

A Secretária Executiva do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset), Iara Vieira Veloso Pinheiro, falou sobre o tema “Ética no serviço público” aos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) na quinta-feira, 28/04, no auditório Vivaldi Moreira. A exposição teve como objetivo conscientizar os servidores a respeito da importância de pautarem suas condutas nos valores e princípios éticos, de forma a zelar pela manutenção da boa imagem e reputação da instituição perante o jurisdicionado e a sociedade.[lea mais]

Iara falou sobre os princípios básicos da administração pública que são a legalidade e a moralidade. Os princípios são as regras gerais que guiam a conduta, as escolhas e decisões do agente público. Segundo a Secretária, a partir dos seus princípios e valores éticos, o agente público norteia sua reputação.

Para ela, “por sermos seres duais, estamos sempre sujeitos a uma pisada de bola. O importante é que saibamos reconhecer nossos erros e corrigir nossas ações”. Enfatizou, ainda, que “ninguém é o tempo todo 100% ético, mas que, em nossa atuação profissional, devem preponderar as condutas éticas”, pois são elas que formam a nossa reputação. Iara destacou também que a ética profissional no serviço público consiste na observância dos princípios da moralidade, da transparência e da supremacia do interesse público.

Ao encerrar a palestra, Iara concluiu com os seguintes dizeres: “Vigie seus pensamentos, pois eles podem se tornar palavras; vigie suas palavras, porque elas podem se tornar atos; vigie os seus atos, porque eles podem se tornar hábitos; vigie seus hábitos, pois eles podem se tornar o seu caráter; Vigie o seu caráter, pois ele pode determinar o seu destino.”

A Secretária Executiva Iara Pinheiro é graduada em Ciências Econômicas e possui especializações em Organização, Métodos e Sistemas; Poder Legislativo e Direito Administrativo.

O evento contou, tanto no turno da manhã quanto no da tarde, com um público expressivo de servidores, comprometidos e envolvidos com os valores preconizados Código de Ética do TCEMG.

Projeto “Ética na Corte de Contas – eu conheço, pratico e divulgo”

A palestra faz parte do projeto “Ética na Corte de Contas – eu conheço, pratico e divulgo”, de responsabilidade da Secretaria da Corregedoria do Tribunal de Contas, conduzido pela coordenadora Roberta Moraes Raso Leite Soares e liderado pelo conselheiro corregedor Mauri Torres.

mariana.oliveira administrator

X