Escola inicia curso de pós-graduação em Finanças Públicas EAD

ByThalita Costa

A Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) abriu oficialmente, nos dias 3 e 4 de março, o curso de pós-graduação lato sensu em Finanças Públicas na modalidade a distância. A aula inaugural foi ministrada pelo coordenador do curso e professor Evandro Guerra e transmitida aos alunos, em tempo real, pela plataforma Teams. No dia 4 de março representantes de setores da Escola como Cláudia Almeida Fernandes (Biblioteca), Regina Kelles (Secretaria Acadêmica) e Débora Campos Leal (Pedagoga no Núcleo EaD da Escola de Contas) falaram para os alunos a respeito do desenvolvimento do curso.

Débora Campos Leal (Pedagoga no Núcleo EaD da Escola de Contas)

Esta é a segunda vez que a Escola de Contas do TCEMG oferta o curso de pós-graduação em Finanças Públicas que tem o objetivo de formar servidores, proporcionando conhecimentos e habilidades específicos ao aperfeiçoamento do controle externo de contas, além de conscientizar os servidores sobre a importância de uma atuação transparente e responsável. A Pedagoga e Designer Educacional da Escola de Contas, Débora Campos Leal, explicou que para a preparação de um curso desse porte é necessário “tempo” e “planejamento prévio” e que “certamente haverá melhorias advindas do novo núcleo EAD para que entre na oferta do biênio 2022-2023”.

A especialização é direcionada aos servidores efetivos municipais que atendam aos requisitos determinados pelo edital de seleção e terá o período de duração de 3 de março a 10 de dezembro de 2021, totalizando 360 horas aula. Ela é distribuída em quatro módulos, cada um com 3 disciplinas base em cada, ocorrendo de forma concomitante. Foram preenchidas as 100 vagas correspondentes ao número liberado em edital.

As aulas serão realizadas por meio do ambiente virtual utilizado pela escola, o moodle, e serão realizadas de forma assíncrona, ou seja, o aluno realiza dentro do seu tempo. Os alunos terão interação por meio de fóruns de discussões e atividades, tendo como recurso o livro elaborado pelo próprio professor, além de materiais complementares como vídeos e artigos. “O fato de ser um curso a distância permite que os alunos estudem onde e quando quiserem, sem haver a necessidade de deslocamentos, contudo não se trata de missão simples, pois o grau de exigência é elevado”, deixa claro Evandro Guerra, coordenador do curso.

As disciplinas serão ministradas por professores que possuem habilidade acadêmica e técnica, integrantes do corpo docente da Escola de Contas mediante credenciamento por titulação acadêmica (especialistas, mestres e doutores). Segundo Evandro Guerra, após completar o curso, o aluno recebe o título acadêmico de especialista, que o insere no pequeno rol de pós-graduados do Brasil e também o qualifica para a docência no ensino superior.

Veja abaixo o programa de cada módulo:

Módulo 1
Introdução à educação a distância
Direito Financeiro
Economia do setor público
Federalismo e relações fiscais

Módulo 2
Direito Administrativo
Ética e governança
Metodologia da pesquisa científica

Módulo 3
Orçamento público
Receita pública
Despesa pública
Orientação do TCC

Módulo 4
Controle da atividade financeira estatal
Controle interno
Crédito público e dívida pública
Apresentação de TCC

Assista alguns depoimentos de alunos e professora da Escola de Contas:

Thalita Costa administrator

X