Escola entrega primeiros certificados do programa autônomo de Pós-Graduação

Bymariana.oliveira

A Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo realizou, nesta quinta-feira, 11 de dezembro, a solenidade de entrega dos certificados de conclusão dos cursos ofertados pelo seu Programa de Pós-Graduação em 2014. Esses foram os primeiros certificados expedidos pela Escola de Contas, desde que ela foi credenciada, em 2012, pelo Conselho Estadual de Educação e autorizada a oferecer seus cursos de forma autônoma.[leia mais]

Dirigida pela Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG), Conselheira Adriene Andrade, a comemoração reconheceu o mérito dos alunos aprovados no curso de Especialização em Gestão Pública e nos cursos de aperfeiçoamento em Direito Público Aplicado ao Controle Externo e Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia. Também ocuparam a mesa de honra a Procuradora do Ministério Público junto ao TCEMG Maria Cecília Borges; a Diretora da Escola de Contas, Natália Araújo; o paraninfo das turmas, professor Henrique de Paula Kleinsorge; e o Consultor e Assessor Educacional para a Escola de Contas, professor Emerson Luiz de Castro.

 A Presidente Adriene Andrade, em seu pronunciamento, afirmou que naquele momento se concretizava um sonho coletivo. “Muitos sonharam juntos com isso, antes de nós”, disse a Conselheira. Ela lembrou a gestão do Conselheiro Moura e Castro, quando a primeira turma da Pós-Graduação formou-se, em 1995, por um convênio com instituição credenciada no MEC. A Presidente atribuiu ao então Conselheiro Antônio Andrada – atual Prefeito de Barbacena – e ao Conselheiro Decano Wanderley Ávila os esforços junto ao Conselho Estadual de Educação para obter o credenciamento da Escola de Contas. “Os sonhos continuam. Nosso programa de Educação à Distância já é uma realidade”, completou. “Vocês marcam de forma única essa trajetória de luta e sonhos”, se dirigiu a Conselheira aos formandos.

Em seu discurso, o Orador das turmas, o aluno Wagner Roberto Barbosa, perguntou aos presentes como será o amanhã. “É certo que a sociedade espera alguma coisa de cada um de nós, devemos retribuir por meio de uma atuação profissional eficiente, honrando a profissão de servidor público”, respondeu o Orador. Barbosa aproveitou o momento para agradecer a Deus, aos pais, demais familiares, e aos gestores e professores da Escola. “Somos vencedores, mostramos que com coragem, disciplina e criatividade é possível alcançar os  objetivos”, elogiou. 

O paraninfo, professor Henrique de Paula Kleinsorge, falou de algumas “inquietações como servidor público” que tem experimentado. Ele lembrou os recentes escândalos de corrupção revelados pela Operação Lava Jato da Polícia Federal e de formação de cartéis para fraudar licitações do Metrô de São Paulo. “É um momento histórico, graças ao trabalho de servidores públicos essas investigações poderão finalmente acarretar na punição dos envolvidos. Entretanto, infelizmente vimos que essas irregularidades só foram concretizadas graças ao envolvimento de outros servidores nas práticas ilegais”, contrapôs Kleinsorge. Se dirigindo aos seus alunos, o professor recorreu ao filósofo germânico do Séc. XVIII, Immanuel Kant, para quem, segundo ele, o valor moral não reside nas consequências de um ato, mas na sua intenção. “Eu acredito que o serviço público exige uma vocação. Acredito em pessoas incorruptíveis, num serviço público ao mesmo tempo valorizado e que atenda a sociedade. Para isso, os pequenos gestos fazem a diferença”, concluiu.

Durante a cerimônia, o mérito individual de diversas personalidades foi lembrado com a entrega de placas comemorativas. A Presidente Adriene Andrade homenageou a aluna Cássia Denise Morelli com o título de mérito acadêmico, por ter sido a aluna com melhor aproveitamento. Homenageou também o Consultor da Escola, Emerson Luiz de Castro. Já os alunos, eles homenagearam a Conselheira Presidente; a Diretora Natália Araújo; a Coordenadora de Capacitação, Cristina Maria Montenegro de Menezes; o professor Evandro Guerra; a professora Luciana Custódio; e o professor Marcelo Barroso.

Os pós-graduandos da Escola de Contas

Os pós-graduandos da Escola de Contas

mariana.oliveira administrator

X