Escola de Contas participa do projeto “Eu Curto Cidadania”

No mês de março, foi inaugurado pela Rede de Escolas de Formação de Agentes Públicos de Minas Gerais (Reap/MG), formada por diversas Escolas de Governo, dentre elas a Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, o projeto Eu Curto Cidadania, voltado especialmente para estudantes.

Por meio de conteúdos teóricos e atividades práticas, o projeto promete levar aos alunos conhecimentos sobre cidadania e informações sobre direitos e deveres, além de incentivar que as escolas despertem em seus alunos o exercício da sua cidadania.

O projeto-piloto foi realizado com estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Dora Tomich Laender, em Venda Nova. Atividades diversas como palestras, sessões de vídeos, oficinas e jogos lúdicos integraram a programação.

A vice-diretora da escola e também coordenadora do projeto, Mirella de Amorim Pisani, deu sua opinião sobre o assunto: “O importante é propiciar maior acesso à informação, para que os participantes possam exercer a cidadania. Muitas vezes, as pessoas não correm atrás dos direitos porque não conhecem, como cidadãos, seus direitos e deveres”.

Por ser um conjunto complexo de ações pautadas na construção coletiva de conhecimentos e saberes, o projeto Eu Curto Cidadania abarca toda a comunidade escolar (alunos, pais, professores e funcionários) e é desenvolvido através de uma parceria entre as escolas da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa, de Administração Fazendária (ESAF), do Tribunal de Contas, do Tribunal de Justiça, do Tribunal Regional Eleitoral, da Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho (da Fundação João Pinheiro) e também da Secretaria Municipal de Educação.