Escola de Contas forma turma de pós-graduação em Finanças Públicas de 2019

Bymariana.oliveira

Em uma tarde/noite de emoções e felicidade, a Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo formou mais uma turma de alunos do curso de pós-graduação especialização em Finanças Públicas, nesta terça-feira (10/12), em cerimônia no Auditório Vivaldi Moreira. A formatura contou com a presença do presidente do TCEMG, conselheiro Mauri Torres, do conselheiro Durval Ângelo, do diretor-geral, Marconi Braga, do chefe de gabinete da Presidência, Carlos Pavan, da diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, do coordenador de pós-graduação, Evandro Guerra, e dos professores do curso, entre eles o paraninfo da turma, Pedro Henrique Azevedo, a professora homenageada, Cristina Montenegro, e o colaborador homenageado, Alex Couto. Centenas de pessoas prestigiaram o evento, entre pais, mães, filhos, netos, amigos dos formandos e servidores da Casa.

O presidente do TCEMG, Mauri Torres, parabenizou os cerca de 60 formandos, grande parte deles servidores “novatos”, que tomaram posse nos cargos no início deste ano. Mauri ressaltou a qualidade da Escola de Contas do TCEMG, reconhecida nacional e internacionalmente pela sua excelência. “Nosso tribunal se destaca pela grande qualidade dos nossos profissionais, sejam eles servidores efetivos, de recrutamento amplo ou terceirizados. As diversas formações e pensamentos se encontram no objetivo único: a prestação de um bom serviço para a sociedade”. 

A diretora Naila Mourthé agradeceu ao apoio e suporte da direção da Casa nos trabalhos desenvolvidos pela Escola de Contas, que completa este ano 23 anos, e que, em 2020, passará a ofertar curso de pós-graduação à distância. “Temos como missão a promoção do desenvolvimento profissional dos servidores e a difusão de conhecimento aos jurisdicionados. Se reinventando sempre, é com muita alegria que realizaremos o primeiro curso de pós-graduação totalmente à distância, que nos permitirá atingir nossos jurisdicionados que estão longe, e precisam desta importante e valiosa capacitação”.

Conselhos

O paraninfo, professor Pedro Henrique Azevedo, agradeceu pela homenagem, falou sobre as diferenças entre as duas turmas que se formaram e deixou uma mensagem a todos. “Planejem a vida, tracem objetivos, mas não se esqueçam que viver é muito mais complexo do que um simples plano. Não se percam em pensamento infrutíferos e nem deixem de aproveitar o dia de hoje. Discutam, interajam com os outros. Façam amigos e ouçam aquilo que as pessoas que querem o seu bem têm a te dizer. Essa informação pode ser valiosa. Isso te fará crescer e a sua rota planejada pode até ser alterada. Executem, vivam o presente, refaçam seus planos se algo não sair como previsto. Honrem a instituição que vocês escolheram e que tão bem nos acolheu. Sempre tentem se superar. Façam o que é certo e mantenham a cabeça erguida. Permaneçam unidos para enfrentar desafios, tal como já enfrentamos, e para comemorar vitórias, tal como também já comemoramos”.

Um dos oradores das turmas, Fernando Simões, relembrou momentos marcantes durante o curso, fez agradecimentos ao Tribunal, à Escola e aos amigos e familiares dos formandos. Destacou momentos de tensão, alegria e troca de experiências e conhecimentos. “No final de tudo, fica a certeza de que cada um de nós teve um impacto sobre o outro e esse impacto carregaremos para o resto de nossas vidas”. A outra oradora, Andreza Costa, encerrou agradecendo a todos que os apoiaram. “No encerramento de cada trabalho apresentado em sala de aula, batíamos palmas, e hoje os aplausos vão para cada um de nós que conseguimos concluir essa etapa”.

Durante a cerimônia, os formandos fizeram uma homenagem ao servidor Vinícius Inácio Neves Costa, aluno da pós-graduação e que faleceu este ano. Um texto escrito pela aluna Gabriela Guerra foi lido pelo aluno Thiago Henrique da Silva. Por fim, os destaques do curso receberam placas com homenagens: o paraninfo Pedro Henrique Azevedo, a professora homenageada, Cristina Montenegro, o colaborador homenageado, Alex Couto, e a aluna destaque acadêmico, Vivian Santos de Moraes.

Escola de Contas forma turma de pós-graduação em Finanças Públicas de 2019

Lucas Borges

mariana.oliveira administrator

X