Escola de Contas forma 86 especialistas em Direito Público

Bymariana.oliveira

Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do TCEMG concedeu, na terça-feira, 18 de junho de 2012, o título de Especialista em Direito Público para 86 servidores doTribunal. O curso de pós-graduação lato sensu “Direito Público: Controle de Contas, Transparência e Responsabilidade” é promovido pelo TCE em parceria com Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG), com o objetivo de formar servidores, proporcionando conhecimentos e habilidades específicos ao aperfeiçoamento do controle externo de contas.[leia mais]

A Presidente do TCEMG, Conselheira Adriene Andrade, abriu a sessão solene de formatura e citou a frase “Tribunal de Contas é escola e por isso mesmo casa de esperança”, do Ministro Carlos Mário da Silva Velloso, para ressaltar a importância da Escola de Contas do Tribunal, e acrescentou “a Escola de Capacitação Professor Pedro Aleixo é casa de esperança e sonhos!” De acordo com a Conselheira “só  escolhe adquirir sabedoria quem é sábio, só escolhe derrubar barreiras quem é desbravador, só  escolhe fazer a diferença quem é especial” e parabenizou os formandos, que para ela, “são raros fazedores de diferença!”. A Presidente também foi a responsável por entregar a Medalha do Mérito Acadêmico da Escola de Contas ao formando Conselheiro José Alves Viana, que foi escolhido por votação entre os alunos.

“Temos nos esforçado para transformar a Escola de Contas em um espaço cogerador de reflexões em torno dos grandes eixos das finanças públicas, uma vez que o fundamental não é aprender, mas compreender.”, com essas palavras o Diretor da Escola, Professor Márcio Ferreira Kelles, descreveu o trabalho realizado pela Escola de Contas e agradeceu aos formandos que “contribuíram para que esta pós-graduação rendesse o que rendeu, que tivesse ótimos debates, concorrendo para um maior aperfeiçoamento da formação profissional e intelectual de cada um, no ambiente de uma Instituição que evolui cada vez mais. Os tribunais de contas são contemporanêos da República e esse é o nosso destino histórico!”, completou.

Paraninfo das turmas, Professor Frederico Barbosa Gomes, agradeceu a homenagem prestada pelos alunos e afirmou que “na docência recebemos muito mais do que damos”. O Professor citou o dramaturgo alemão, Bertolt Brecht: “há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis” Finalizou desejando que os formandos “saiam do curso sendo imprescindíveis”.

Para o Orador das turmas, Celso de Lima Freire, o curso de “pós-graduação foi concebido com foco na prática e buscou nos proporcionar os conhecimentos e habilidades necessárias ao aperfeiçoamento do controle externo.” Ele também ressaltou que isso só foi possível porque os alunos tiveram “professores do mais alto gabarito”.

Compuseram a mesa de honra da sessão solene de formatura a Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal de Contas, Conselheira Adriene Andrade e Sebastião Helvecio, o Diretor da Faculdade Mineira de Direito, Guilherme Colen (representando o Reitor da PUC-Minas, Professor Dom Joaquim Mol Guimarães), a Defensora Pública Geral do Estado, Andrea Abritta Garzon Tonet, os conselheiros do TCEMG, Wanderley Ávila, Mauri Torres, o Conselheiro em exercício, Gilberto Diniz, o Procurador do Ministério Público de Contas, Marcilio Barenco (representando o Procurador-Geral do MP de Contas, Glaydson Massaria), o Diretor da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Márcio Ferreira Kelles, e o Paraninfo das turmas, Professor Frederico Barbosa Gomes. 

Ao todo a turma entregou 12 homenagens, entre elas para a funcionária da Escola de Contas Professor Pedro Aleixo,Regina Célia Vieira Kelles que foi aplaudida de pé pelos alunos presentes no auditório. A funcionária recebeu uma placa comemorativa com os dizeres “Os alunos do curso de pós-graduação Direito Público: Controle de Contas, Transparência e Responsablidade, em parceria com a PUC-Minas, agradecem a dedicação e exaltam o exemplo profissional da servidora e funcionária da Escola Regina Célia Vieira Kelles.”

mariana.oliveira administrator

X